Apresentação
ISSN 2238-9202
Ao longo desses últimos 20 anos as semanas de Pedagogia se configuram como um dos principais momentos formativos para os futuros educadores e profissionais da educação em exercício. Estes eventos possibilitaram um diálogo profícuo com os principais pensadores da educação brasileira e colegas que socializaram as suas práticas pedagógicas a partir de oficinas e mini-cursos.
Anais da Semana de Pedagogia
Corpo editorial
XXIV Semana de Pedagogia
Prof. Ademir Nunes Gonçalves
Prof. Marcos Gerhke
Prof. Manuela Pires Weissböck Eckstein
Prof. Sabrina Plá Sandini
Prof. Liliane Schvarz
Prof. Marlene Sapelli
Prof. Vantielen Silva da Silva
Prof. Claudia Cabral Rezende
Prof. Maria Josélia Zanlorenzi
Prof. Jurema Knopf
Prof. Simone de Bastos Nascimento
Prof. Luciane Neuvald
Prof. Solange Collares
Prof. Melissa Rodrigues da Silva
Prof. Aliandra Mesomo Lira
Prof. Lara Pires Weissböck
Prof. Valdirene Mandura de Moraes
II Seminário Internacional de Pesquisa em Educação e XXI Semana de Pedagogia
Simone Bastos Nascimento
Cláudia Cabral Rezende
Luciane Neuvald
Vantielen da Silva Silva
Saulo Rodrigues de Carvalho
Roseli Viola Rodrigues
Ernando Brito Gonçalves Junior
Sandra Letícia Schroeder Iglesias
Carlos Alberto Machado
Liliane Hermes Cordeiro Schwarz
Maria Terezinha Pacco Valentin
Dafne Ribeiro Breda
Manuela Pires Weissböck Eckstein
Rosemeire dos Santos Brito
Alessandro de Melo
Aliandra Cristina Mesomo Lira
Jane Maria de Abreu Drewinski
Marlene Lucia Siebert Sapelli
Nilsa de Oliveira Pawlas
Sabrina Plá Sandini
Carla Luciane Blum Vestena
Adnilson Jose da Silva
Margareth de Fátima Maciel
I Seminário Internacional de Pesquisa em Educação e XX Semana de Pedagogia
Ademir Nunes Gonçalves
Carlos Herold Júnior
Claudia Cabral Rezende
Carla Luciane Blum Vestena
Bernadete de Fátima Bastos Valentim
Isabel Cristina Neves
Giselli Cristiane da Silva
Liliani Hermes Cordeiro Schvarz
Manuela Pires Weissböck Eckstein
Maria Terezinha Pacco Valentini
Mariulce da Silva Lima Leineker
Melissa Rodrigues da Silva
Michele Hirsh de Medeiros
Regina Célia Habib Wipieski Padilha
Roseli Viola Roddrigues
Sandra Nara Neves de Oliveira
Simone Bastos
Valdirene Manduca de Moraes
Vantielen da Silva Silva
Anais da Semana de Pedagogia
Normas para publicação
Poderão ser submetidos trabalhos vinculados a projetos de pesquisa e iniciação científica, concluídas ou em andamento, como também relatos de experiência na área de Educação, na modalidade e resumo expandido.
Os resumos deverão ser inseridos no formulário on-line e enviado por meio do sistema para a Comissão Científica analisá-lo.
A aceitação das inscrições está condicionada ao cumprimento das exigências para submissão.
As propostas inscritas serão avaliadas pela comissão científica.
A inscrição das propostas indica a aceitação das normas
estabelecidas para a apresentação dos trabalhos.
Cada autor poderá inscrever no máximo dois trabalhos.
Os trabalhos deverão ser apresentados na forma oral, com duração de vinte minutos, sendo quinze para exposição e cinco para questionamentos. • As apresentações podem ser em grupo ou individual, porém, no caso de mais de um apresentador, todos devem estar inscritos no evento como participantes com apresentação de trabalho.
Em caso de solicitação de alteração e revisão de textos, os autores serão notificados por e-mail e deverão, após as correções devidas, reenviar o resumo expandido segundo as sugestões, no formulário on-line, o qual será disponibilizado para a Comissão Científica.
Os textos devem ser digitados em editor de texto Word for Windows ou BrOffice, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento simples entre linhas, parágrafos com deslocamento de 1,25 cm na primeira linha (com exceção das citações com mais de 3 linhas), folha A4, margens inferior, superior, direita e esquerda de 2,5 cm, com o número máximo de 4 e, mínimo, de 2 páginas. Citações com mais de três linhas, notas de rodapé, legendas e fontes das ilustrações (tabelas, quadros e figuras) devem ser em tamanho 11.
O título deve ser em negrito, centralizado em tamanho 14.
A identificação dos autores, instituição de vínculo e email em negrito, recuados à direita em tamanho 12.
Os textos devem dispor de 03(três) até 05 (cinco) palavras-chave, recuados à direita.
Na sequência, recomenda-se que a estrutura do texto contenha: • Introdução: contendo a problemática a ser discutida e objetivos.
Metodologia: descrever como o trabalho foi realizado, apresentando os instrumentos de coleta e sistematização de dados, sujeitos envolvidos na execução do projeto.
Resultados obtidos, conclusões e retorno obtidos a partir do projeto desenvolvido.
Caso sejam reflexões de natureza teórica, elencar elementos sistematizadores de ideias que orientam a reflexão.
Considerações finais: articulações aos resultados obtidos.
As referências devem respeitar as normas da ABNT.
Anais da Semana de Pedagogia
Contato
- (42) 3621-1057
- deped.guarapuava@gmail.com
Anais da Semana de Pedagogia
XXXI Semana de Pedagogia - a pedagogia em todos os espaços: a formação e a emancipação do indivíduo, um olhar sensível por meio da cultura e da arte.
Informações
A semana da Pedagogia (SEPED) é um evento de extensão que integra o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da UNICENTRO/Guarapuava e tem por finalidade promover a discussão de temas importantes para a formação do pedagogo, bem como, divulgar a produção científica e os projetos de extensão ligados ao curso. Esta será a sua 31ª. edição e terá como proposta o debate da formação cultural e artística do pedagogo na sua atuação em espaços escolares e não-escolares. O evento ocorrerá entre os dias 2 a 4 de Setembro de 2024, seguido de Palestras, mesas de debate, comunicação de trabalhos, oficinas, minicursos e apresentações culturais. Complementarmente a SEPED incorporará o IV Encontro do Fórum dos Cursos de Pedagogia (FORPPED) nos dias 5 e 6 de setembro. Integram o Fórum Paranaense dos Cursos de Pedagogia os Coordenadores e Professores dos Cursos de Pedagogia das Universidades e Faculdades Públicas Federais, Estaduais e Municipais e Particulares do Estado do Paraná, inclusive os de instituições multicampi e pluridepartamentais ou seus representantes legais, assim como representantes discentes e representantes dos profissionais da educação atuantes na Educação Básica indicados pelos Núcleos Regionais de Educação, Sistemas Municipais de Educação e Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado do Paraná – SINEPE. Em funcionamento desde 2015, foi reativado em 2021 com o objetivo de se institucionalizar como entidade representativa de estudantes, professores e demais profissionais da pedagogia ligados aos cursos no Paraná. Desde então, tem se notabilizado pela oposição à implementação da Resolução CNE/CP n.02 de 2019 (BRASIL, 2019) nos cursos de pedagogia paranaenses. Como estratégia, tem promovido os Encontros Presenciais para debater a formação do pedagogo e o aprimoramento do curso de pedagogia. A quarta edição do evento pretende discutir a nova Diretriz Curricular Nacional para as licenciaturas, a ser homologada pelo MEC, com a temática: “Campos emconflito: praticismo x sólida formação teórica”. Sob a perspectiva de que a formação de professores necessita fundamentalmente de uma relação entre teoria em prática, de tal modo que a teoria esteja alicerçada na prática social e que a prática social docente tenha como orientação uma sólida formação teórica, o encontro irá debater as externalidades da Nova Diretriz Curricular proposta pelo MEC, cuja prática social tende à um praticismo que desprivilegia o momento da formação teórica dos cursos de licenciatura, em especial o curso de pedagogia
Pesquisa
XXV Semana de Pedagogia
Informações
ISSN 2238-9202, v.6, 2017
XXVII Semana de Pedagogia e II Encontro Regional de Formação Docente para a Educação Escolar Indígena
Informações
XXVIII Semana de Pedagogia - Educação em Tempos de Pandemia: para qual escola voltaremos?
Informações
Anais da XXVIII Semana de Pedagogia da Unicentro. Educação em Tempos de Pandemia: para qual escola voltaremos? A educação é um atributo humano que está relacionado diretamente com a reprodução social do indivíduo. A produção do saber ocorre no interior das relações sociais e sua elaboração conduz os indivíduos à novas práticas sociais. Contudo, tal elaboração ”supõe o domínio dos instrumentos elaboração e sistematização” do conhecimento que são disponibilizados pela escola. Mas como garantir o acesso ao conhecimento escolar em meio a uma pandemia? Quais são as consequências do uso ampliado das tecnologias digitais de comunicação, na prática educativa e na vida de estudantes e professores? O que vamos tirar de aprendizado desse período e quais são os possíveis cenários para a educação pós-pandemia? O levantamento dessas questões, considerando o contexto sócio político da crise, no aumento da desigualdade social, avanço do reacionarismo e autoritarismo na política, recuou dos investimentos sociais e retrocessos nas políticas de fomento da produção científica, nos convida a pensar de forma rigorosa e coletiva a educação que temos e a que queremos.
XXIX Semana da Pedagogia - Quem Educa o Educador? A pedagogia na construção de uma educação transformadora
Informações
Evento extensionista em formato de Semana de Estudos Pedagógicos tradicionalmente vinculado ao curso de Licenciatura em Pedagogia da UNICENTRO/ Guarapuava-PR. Em sua vigésima nona edição, com a discussão sobre a valorização do curso de pedagogia e críticas à BNC-Formação (BRASIL, 2020). Realizado de modo híbrido, entre os dias 21 à 25 de março de 2021.
XXX Semana da Pedagogia: IDENTIDADE EM MOVIMENTOS
Informações
Evento extensionista em formato de Semana de Estudos Pedagógicos tradicionalmente vinculado ao curso de Licenciatura em Pedagogia da UNICENTRO/ Guarapuava-PR. Em sua vigésima nona edição, com a discussão sobre a valorização do curso de pedagogia e críticas à BNC-Formação (BRASIL, 2020). Realizado de modo híbrido, entre os dias 20 à 24 de março de 2023.