
I Seminário Cone Sul de Editoras Universitárias/ II Congresso Técnico da APIESP
* * * ** * * * * OS INSCRITOS EM OFICINAS DEVERÃO OPTAR APENAS POR UMA DAS CINCO OPÇÕES DISPONÍVEIS, POIS TODAS ELAS ACONTECERÃO CONCOMITANTEMENTE. * * * * * * * * * O evento é uma atividade conjunta entre o II Congresso Técnico da APIESP e I Seminário Cone Sul de Editoras Universitárias. O I Seminário Cone Sul de Editoras Universitárias foi programado em função da importância de se estabelecer aproximação e intercâmbio entre as Editoras convidadas, com o objetivo macro de reunir editores, livreiros e técnicos do mercado editorial para que sejam discutidos, prioritariamente, dos desafios contemporâneos na gestão de Editoras Universitárias da América do Sul. Já a Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (APIESP) tem se notabilizado nos últimos anos na defesa veemente da causa da Educação Superior no âmbito do Paraná, notadamente quanto ao desenvolvimento e consolidação do sistema estadual. No II Congresso Técnico da APIESP, um dos temas capitais dirá respeito às formas de incremento das relações para com a União e seus entes, sobretudo organismos de fomento à Pesquisa, como CNPq e Capes e no tocante às questões relativas à estrutura de assistência estudantil nas sete universidades.
Inscreva-se!Menu do eventoPROGRAMAÇÃO EDITORAS
OS INSCRITOS EM OFICINAS DEVERÃO OPTAR APENAS POR UMA DAS CINCO OPÇÕES DISPONÍVEIS, POIS TODAS ELAS ACONTECERÃO CONCOMITANTEMENTE.
I SEMINÁRIO CONE SUL DE EDITORAS UNIVERSITÁRIAS
08/08/2017
13h30 – Credenciamento e entrega de materiais
13h30 às 17h – Minicursos
Salas de aula do bloco M (Letras)
Design Editorial - criação e planejamento gráfico de livros físicos e digitais:
Início do concurso de capas "Com que capa eu vou?"
Ministrante: Hertz Wendel de Camargo;
Redação Criativa
Ministrante: Daniela Silva da Silva
Produção de Texto Acadêmico
Ministrante: Mônica Metz
Roteiro e
Produção de Quadrinhos
Ministrante: Rodolfo Grande Neto e Carlos Alberto Machado
Oficina de poesia
Ministrante: Priscila Finger do Prado
19h –
Abertura oficial do evento
Miniauditório - campus Santa Cruz
Desafios Contemporâneos das Editoras Universitárias
Mesa-redonda com Alex Niche Teixeira (vice-presidente da ABEU e diretor da editora da UFRGS); com Leilah Santiago Bufrem (participou da criação da ABEU) e com Sergio F. Romero Chamorro (diretor do Centro de Mídia e Editora da UNdeC, de Chilecito, La Rioja, Argentina)
09/08/2017
Miniauditório
9h - Mesa-redonda: A cidade que não tinha editoras: preliminares de uma pequena história dos livros, revistas e jornais em Curitiba, com Hertz Wendel de Camargo (UFPR), José Carlos Fernandes (UFPR) e Adenize Franco (UNICENTRO)
10h – Mesa-redonda: O hoje e o amanhã das editoras universitárias, com Jézio Hernani Bomfim Gutierre (UNESP); Lúcia Cortes da Costa (UEPG) e Denise Gabriel Witzel (UNICENTRO)
13h30 – Sessões paralelas de grupos de trabalho com editoras universitárias apresentando relatos de experiências;
19h – Mesa de lançamento de livros com os autores;
20h - Conferência de encerramento - Discurso y patrimonio sin fronteras: de la investigación al libro, com Vanesa Civila Orellana (UNJu).
PROGRAMAÇÃO APIESP
II CONGRESSO TÉCNICO DA APIESP
10/08/17
8h – Credenciamento
8h30 – Abertura oficial
9h – Painel especial I, sobre Relações Institucionais entre a União e o sistema estadual de Ensino Superior do Paraná, com representantes do Ministério da Educação, da ABRUEM e da APIESP
10h30 – Painel especial II, sobre Novas políticas federais de internacionalização e a inserção do sistema estadual de Ensino Superior do Paraná, com representantes da CAPES, da ABRUEM e da SETI/PR
13h30 – Sessões paralelas das Câmaras Temáticas da APIESP
17h30 – Sessão Plenária, anúncio da sede da edição 2018 do Congresso e encerramento
LINKS INTERESSANTES
Editora UNICENTRO: https://www3.unicentro.br/editora/
APIESP: http://www.apiesp.org.br/
Facebook com informações do evento: https://www.facebook.com/editoraunicentro/
CONVIDADOS
Alex Niche Teixeira
Vice-Presidente da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU). Diretor da Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).Professor Adjunto do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia - UFRGS. Pesquisador associado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Violência, Democracia e Segurança Cidadã - CNPq e do Grupo de Pesquisa Violência e Cidadania - UFRGS/CNPq. Possui graduação em Ciências Sociais, Mestrado e Doutorado em Sociologia pela UFRGS. Na mesma instituição é professor e vice-coordenador do curso de Especialização em Segurança Cidadã (RENAESP/Ministério da Justiça) e membro do Conselho Consultivo do Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados (ILEA-UFRGS).
Jézio Hernani Bomfim Gutierre
Diretor-presidente da Fundação Editora da Unesp, possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo, mestrado em Filosofia - University of Cambridge, mestrado em Lógica e Filosofia da Ciência pela Universidade Estadual de Campinas e doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas. É professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Leilah
Santiago Bufrem
Participante da formação da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU), ocupou seu Conselho Fiscal nas duas primeiras gestões, nos biênios de 1987-1989 e 1989-1991. Autora da obra “Editoras universitárias no Brasil: uma crítica para a reformulação da prática” , apresenta uma análise sobre a importância destas instituições. Editora Membro do Conselho Assessor da Revista Brasileira de Biblioteconomia, da Revista Educação Temática Digital - ETD e da IRIS - Revista de Informação, Memória e Tecnologia. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação, Pesquisa e Produção Científica, pesquisadora do Grupo de Pesquisa Cultura, práticas escolares e educação histórica, do Grupo de Estudos métricos da Informação e do grupo SCIENTIA. Avaliadora de instituições de educação superior e de cursos de graduação do Ministério de Educação, com experiência na área de Ciência da Informação e Educação, com ênfase em Metodologia e Produção Científica, atuando principalmente nos seguintes temas: ciência da informação, manuais didáticos, metodologia científica, educação e pesquisa em ciência da informação. Tem 15 livros publicados, 63 capítulos de livro, 117 artigos em periódicos científicos nacionais e internacionais e 169 comunicações em anais de congressos nacionais e internacionais. Orientou 14 teses de doutorado e 32 dissertações de mestrado e, atualmente, orienta 4 teses de doutorado, 1 supervisão de pós-doutorado e 3 dissertações de mestrado. É vice-coordenadora do GT7 da ANCIB - Produção e Comunicação da Informação em Ciência, Tecnologia & Inovação.
Sergio Romero Chamorro
Escritor e produtor transmídia, professor e consultor em Convergência de Mídia. Diretor do Centro de Mídia da Universidad Nacional de Chilecito (UNdeC), Argentina, que compreende também a Editora, a área audiovisual, a rádio e a de conteúdos digitais interativos das Universidade. Professor regular das disciplinas "Convergência de Mídia" e "Oficina de Ferramentas Digitais para Ambientes de Plataformas" no curso de Comunicação Social da UNdeC; professor de "Teoria das Narrativas Transmídia" no Ciclo de Licenciatura em Produção Audiovisual, da Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTREF), Argentina. Atua como consultor na área de produção digital convergente em diversos meios públicos e privados e com consultoria na elaboração de projetos transmídia em ambientes multiplataforma.
Lucia Cortes da Costa
Diretora da Editora da Universidade Estadual de Ponta Grossa, possui graduação em Serviço Social pela UEPG, em Direito pela Faculdade Educacional de Ponta Grossa, mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Serviço Social pela PUC- SP. Professora associada da Universidade Estadual de Ponta Grossa no Programa (mestrado e doutorado) em Ciências Sociais Aplicadas e na graduação em Serviço Social. Pesquisa na área do Serviço Social, com ênfase em Fundamentos do Serviço Social, nos seguintes temas: Estado e políticas sociais, assistência social, trabalho, desigualdade social. Pesquisa sobre Estado, políticas sociais e a agenda social do Mercosul.
José Carlos Fernandes
Professor do curso de Comunicação Social - Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom), da UFPR. Professor colaborador do Cronista e colaborador da Gazeta do Povo, onde atuou profissionalmente entre 1989 e 2016. Lecionou durante 15 anos no curso de Comunicação Social - Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, e por cinco anos no Studium Theologicum de Curitiba. Lecionou nas pós-graduações Jornalismo Literário, da ABJL; Cultura, Comunicação e Arte, da PUCPR; e Comunicação e cultura: interfaces, da Universidade Positivo. Possui doutorado e mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialização em História da Arte no Século XX, pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap). É graduado em Filosofia pelo Cearp (1985), Jornalismo pela UFPR e Gravura pela Escola de Belas Artes do Paraná (1993). É coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação Popular (Ncep), da UFPR; voluntário do projeto Ler e Pensar do Instituto GRPCom e Jornalista Amigo da Criança da rede Andi. Foi consultor do Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Seec-PR) - 2010-2013; e conselheiro da ONG Ciranda, de direitos da infância.
Hertz
Wendel de Camargo
Doutor em Estudos da Linguagem, pela UEL; mestre em Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte, pela UNICAMP. Graduado em Jornalismo, e Publicidade e Propaganda, atua no ensino superior desde 2002. Professor adjunto do Departamento de Comunicação, curso de Publicidade e Propaganda; e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal do Paraná. Possui experiência na área de Assessoria em Comunicação, com ênfase em Produção Editorial e Direção de Arte (texto, criação e planejamento gráfico). Pesquisador das áreas relacionadas à imagem, imaginário, antropologia e consumo. Em seu currículo, as temáticas mais frequentes na contextualização da sua produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: mito e mídia; imaginário e cultura; antropologia do consumo; imagem e narrativas contemporâneas (fotografia, cinema, televisão, animação, publicidade, jornalismo, humor gráfico, jogos eletrônicos).
Adenize
Franco
Docente do curso de Letras da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Doutora em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo, mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e graduada em Letras Português - Literatura pela UNICENTRO. Atualmente é docente dos Programas de Pós-Graduação em Letras da UNICENTRO e PROFLETRAS da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa, Teorias da Narrativa e Literatura Comparada, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Literatura Contemporânea de Língua Portuguesa, Estudos Comparados e Teoria Literária.
Daniela
Silva da Silva
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande, FURG, mestrado e doutorado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Fez estágio com Bolsa Sanduíche – PDEE pela CAPES, na qualidade de Visiting Scholar na Universidade de Stanford dos EUA. Tem experiência na área de Letras com ênfase em Literatura Brasileira, História da Literatura e Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: romance, literatura, cultura.
Mônica
Cristina Metz
Professora da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO e doutoranda em Letras na área de concentração de Estudos Linguísticos, linha de pesquisa de Ensino-Aprendizagem de línguas, pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Possui graduação em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela UNICENTRO e mestrado em Letras, na área de concentração de Estudos Linguísticos, linha de pesquisa de Ensino-Aprendizagem de línguas, pela Universidade Estadual de Maringá - UEM.
Rodolfo
Grande Neto
Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História e Regiões pela UNICENTRO, participa como estudante no grupo de pesquisa Estudos Culturais, Política e Mídia, do(a) Universidade Estadual de Londrina e como pesquisador no grupo de pesquisa GETEC - Grupo de Estudos e Pesquisas Tecnologia, Educação e Cultura, do(a) Universidade Estadual do Centro-Oeste. Possui graduação em História - Licenciatura Plena pela UNICENTRO.
Carlos
Alberto Machado
Professor Departamento de Pedagogia (DEPED) da Universidade Estadual do Centro-Oeste, possui doutorado em Educação pela PUCRio e mestrado pela UFPR. Como pesquisador, tem experiência na área de Orientação Educacional, com ênfase em Educomunicação e Tecnologias Educacionais, atuando principalmente com filme, ficção científica, recurso didático, antropologia da educação, cultura e material midiático na sala de aula. Especializou-se em cultura pop japonesa, práticas culturais e jovens. Produtor de vídeo-documentários, premiado em Festival Internacional do Chile. Em 2010, como colaborador foi professor adjunto da Faculdade de Artes do Paraná (UNESPAR), onde ministrou aulas de edição para o curso de Cinema. Também tem vários contos e roteiros de HQs publicados. Premiado em 2016 como melhor ator de clips.
REGULAMENTO DO CONCURSO
REGULAMENTO DO CONCURSO "COM QUE CAPA EU VOU?"
O concurso integrará a programação da oficina Design Editorial – criação e planejamento gráfico de livros físicos e digitais, ministrada pelo professor Hertz Wendel de Camargo (UFPR), no dia 08 de agosto de 2017, durante o I Seminário Cone Sul de Editoras Universitárias. Para participar do concurso, os inscritos devem atentar para as disposições deste regulamento, entendendo, especialmente, a natureza artística e cultural da atividade proposta.
DOS OBJETIVOS DO CONCURSO
Parágrafo único: Tem por objetivo, o referido concurso, a criação de duas capas, uma para cada um dos livros propostos a seguir: Ensino em Moçambique: um estudo de caso das escolas primárias de Massangena, Mandimba e Manganja da Costa (livro organizado por Daniel Nivagara) e Prisionalização: práticas multidisciplinares no patronato (organizado por Sttela Maris Nerone Lacerda).
DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO, INSCRIÇÕES E PRAZO
Art. 1º - Somente os participantes devidamente inscritos e com presença atestada na oficina Design Editorial – criação e planejamento gráfico de livros físicos e digitais poderão participar do concurso.
Parágrafo único: a participação no concurso não tem caráter obrigatório. Sendo assim, os participantes poderão participar somente da oficina supracitada.
Art. 2º - É vetada a participação de qualquer pessoa que possua ligação ou qualquer vínculo, seja ele empregatício ou não, com a Editora Unicentro, garantindo assim a transparência do concurso;
Art. 3º - Não serão permitidas criações em grupo. Cada participante deverá enviar suas propostas individualmente;
Art. 4º - Os participantes poderão enviar duas propostas de capa, uma para cada livro sugerido, ou escolher apenas um deles e encaminhar uma única proposta;
Art. 5º - As inscrições para a oficina acontecerão via site do evento (http://evento.unicentro.br/site/apiesp_ conesul/2017), de 15 de julho e 07 de agosto de 2017.
Parágrafo único: as inscrições para o concurso acontecerão ao final da oficina, mediante ficha específica disponibilizada pelo monitor;
Art. 6º - Os participantes terão o prazo de 15 dias para enviarem suas propostas de capa para o email do evento (apiespconesul@gmail.com), juntamente da explanação do conceito utilizado para a criação. O email deverá ser enviado até às 23h59 do dia 25 de agosto.
DAS CARACTERÍSTICAS DO TRABALHO
Art. 7º - As propostas devem estar rigorosamente de acordo com as seguintes especificações:
§1º. A capa e a contracapa deverão ser feitas com largura de 160 mm e altura de 230 mm e sangria de 5 mm em cada lado;
§2º. as cores da capa deverão estar no sistema de composição de cores CMYK (Cyan, Magenta, Yellow, Black);
§3º. os candidatos em suas propostas não devem prever acabamentos especiais (capa laminada, verniz, capa dura etc.);
§4º. os participantes devem desenvolver uma arte inédita e original cujo as imagens e ilustrações usadas sejam de autoria do participante ou comprovadamente royalty free;
§5º. as imagens utilizadas na arte da capa devem conter resolução mínima de 300 dpi;
§6º. a arte final deverá ser enviada no email do evento no formato JPG. com resolução mínima de 300 dpi (a Editora contatará posteriormente os vencedores para tratar da impressão).
DO JURI E AVALIAÇÃO
Art. 8º- A análise das propostas será feita pela organização do evento juntamente com a equipe da Editora, no prazo de até sete dias úteis após o termino do período de submissões de propostas;
Art. 9º- O julgamento será feito com base nos critérios:
I) originalidade;
II) atendimento aos requisitos do regulamento;
III) aplicabilidade;
IV) estética;
V) adequação ao tema.
Art. 10 - A Editora Unicentro, reserva-se o direito de não selecionar nenhuma das propostas se julgar que os objetivos do concurso não foram atendidos.
DA PREMIAÇÃO
Art. 11 - Os vencedores receberão a seguinte premiação:
I) publicação do livro com as capas vencedoras, com os devidos créditos inclusos na ficha de expediente dos livros;
II) três exemplares do livro;
III) certificado de vencedor do concurso;
IV) um capa impressa e laminada para inclusão em portfólio físico.
DOS DIREITOS AUTORAIS
Art. 12 - Todos os direitos autorais e de imagem serão, automaticamente, cedidos à Editora Unicentro gratuitamente;
Art. 13 - Os vencedores autorizam o uso de seus nomes, imagens e de sua capa para ações de divulgação que competem às obras disponibilizadas;
Art. 14 - A comissão organizadora reserva-se o direito de realizar pequenas modificações nas capas vencedoras, a fim de adequá-las ao padrão de publicação da Editora Unicentro, sem que, entretanto, o conceito não seja modificado;
Art. 15 - As capas vencedoras serão, automaticamente, propriedade da Editora Unicentro, a qual terá direitos sobre os usos da capa nas mais diversas esferas de divulgação, sejam elas nacionais ou internacionais;
Art. 16 - Não cabe à Editora Unicentro o pagamento de qualquer prêmio, licença, cachê ou ressarcimento, reivindicados pelos participantes ou por terceiros.
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 17 - Os vencedores têm por obrigação comparecer à Editora, portanto arquivos finais em formato digital (incluindo as fontes usadas) no prazo de 5 (cinco) dias úteis após a divulgação do resultado do concurso;
Art. 18 - Casos não previstos neste regulamente serão discutidos e resolvidos pela comissão organizadora do evento.
TRANSMISSÕES AO VIVO
Mesa redonda dia 08: "Desafios contemporâneos das Editoras Universitárias"
Palestra de encerramento dia 09: "Discurso y patrimonio sin fronteras: de la investigación al libro, com Vanesa Civila Orellana (UNJu)"
Prazos de inscrições
Categoria | Modalidade | Prazo de inscrição | Preço * |
---|---|---|---|
Ministrante de Oficinas | Oficinas | 30/07/2017 00:00:00 | - |
Ouvintes | Ouvintes | 08/08/2017 23:00:00 | - |
* O preço de inscrição pode variar com inscrição em atividades.
Oficinas
Título | ||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Design Editorial – criação e planejamento gráfico de livros físicos e digitais | ||||||||||||
DescriçãoCompreender os processos de criação da capas de livros físicos e digitais; entender o planejamento gráfico como processo criativo (desde o briefing até o produto final); bem como conhecer o mercado editorial e suas particularidades para livros literários e acadêmicos são alguns dos objetivos da oficina. O professor Hertz Wendel de Camargo (UFPR), ministrante do curso, proporcionará ainda aos participantes informações sobre os livros digitais, suas plataformas e tecnologias, possibilitando que aprendam na prática como desenvolver um projeto de capa para uma obra selecionada pela Editora Unicentro. Local de realizaçãoCampus Santa Cruz - - Bloco M Datas e horários
| ||||||||||||
Oficina de poesia | ||||||||||||
DescriçãoA oficina tem como objetivo refletir sobre o fazer poético a fim de pensar a escrita como uma forma de expressão possível para todos que por ela se interessem. Local de realizaçãoCampus Santa Cruz - - Bloco M Datas e horários
| ||||||||||||
Produção de texto acadêmico | ||||||||||||
DescriçãoA escrita tem sido o fio condutor dos processos de ensino-aprendizagem, ao passo que estamos sempre ensinando e aprendendo a partir de conhecimentos construídos e imortalizados no texto escrito. No contexto da graduação e da pós-graduação, nesse sentido, também avaliamos e somos avaliados a partir do que somos capazes de produzir em resumos, resenhas, ensaios, artigos... Essas práticas, que fazem parte do processo chamado de letramento acadêmico, estão na base de qualquer formação de nível superior.Sob essa perspectiva,esta oficina objetiva propiciar reflexões acerca de “habilidades letradas” esperadas dos estudantes nos cursos de graduação e de que modo elas têm sido praticadas no contexto do ensino superior. Assim, buscamos apresentar e discutir acerca da constituição de alguns gêneros acadêmicos e do modo como são trabalhados na universidade, a partir dos pressupostos subjacentes às três abordagens da escrita e do letramento em contextos acadêmicos descritos por Lea e Street (2014, p. 479), a saber: a) o modelo de habilidades de estudo; b) o modelo de socialização acadêmica; e c) o modelo de letramentos acadêmicos. Esperamos, dessa forma, contribuir com questões teóricas e práticas no processo de letramento acadêmico dos estudantes. Local de realizaçãoCampus Santa Cruz - - Bloco M Datas e horários
| ||||||||||||
Produção e Desenvolvimento de Roteiros para Histórias em Quadrinhos | ||||||||||||
DescriçãoMinistrado pelo professor Rodolfo Neto, mestre em História e autor do livro “A máscara do homem e a face do morcego: o manifesto político em o Cavaleiro das Trevas”, a proposta do minicurso é apresentar e discutir a criação e o desenvolvimento de roteiros para as histórias em quadrinhos. Debatendo sua linguagem, desenvolvimento e compreendendo seus elementos característicos; além de apresentar modelos e técnicas de criação, construção de personagens e estruturas narrativas mais comuns como o Marvel Way, Full Script e Layout Script. Tem como público-alvo interessados de todas as idades com ou sem experiência na área. Local de realizaçãoCampus Santa Cruz - - Bloco M Datas e horários
| ||||||||||||
Redação criativa | ||||||||||||
DescriçãoA oficina tem como objetivo estudar aspectos da narrativa, exercitar a escrita do conto, bem como pensar a leitura literária nas suas relações com outras artes e a sua importância na formação de escritores e escritoras, no presente mercado editorial - No ato da inscrição, as/os interessadas/os deverão entregar um conto, de sua autoria, de no mínimo 5 páginas e no máximo 8, em folha A4, espaço duplo, fonte Times New Roman. Os contos devem ser encaminhados ao email apiespconesul@gmail.com. Local de realizaçãoCampus Santa Cruz - - Bloco M Datas e horários
|
Campus Santa Cruz
CEP 85015-430
Guarapuava, PR
# | Nome do participante |
---|---|
1 | ISABELA DE OLIVEIRA |
2 | MARIELI ROSA |
3 | CLAUDIO HENRIQUE ROCHA DE OLIVEIRA |
4 | RAMON MATEUS CORDEIRO DOS SANTOS |
5 | ALANA BASNIAK |
6 | ANALICE FERREIRA GONÇALVES |
7 | ADRIANA DIACHUK |
8 | NATÃ ABRAÃO NASCIMENTO |
9 | CARLOS ALBERTO RAMOS SOUZA |
10 | GABRIEL ELIAS NOVACOSKI |