Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em História - PPGH - 2022 - Estudante Regular

O Mestrado em História tem por objetivo conduzir à obtenção de grau acadêmico caracterizado pelo nível de mestrado e formar pessoal de alta qualificação e capacidade criadora para intervir, com competência teórica, política e técnica no campo da docência e capaz de produzir conhecimento sobre a construção dos sentidos, a constituição de sujeitos e as conexões entre os elementos que dão consistência a historia e as regiões. PERFIL PROFISSIONAL O profissional a ser formado deve ser capaz de atuar em instituições que demandem o conhecimento histórico, tais como as de ensino, os centros de documentação e memória, os arquivos e museus, entre outras, articulando o geral e o particular, a constituição de sentidos e de sujeitos, a complexidade e as atividades ai desenvolvidas, a pesquisa, considerada como o fundamento de sua atuação profissional.

Inscreva-se!Menu do evento

Editais

EDITAL Nº16/2021 - PPGH/UNICENTRO ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA O INGRESSO DE ESTUDANTES REGULARES NO CURSO DE MESTRADO EM HISTÓRIA (.pdf)   

EDITAL Nº16/2021 - PPGH/UNICENTRO ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA O INGRESSO DE ESTUDANTES REGULARES NO CURSO DE MESTRADO EM HISTÓRIA (.doc)


EDITAL Nº16/2021 - PPGH/UNICENTRO


ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA O INGRESSO DE ESTUDANTES REGULARES NO CURSO DE MESTRADO EM HISTÓRIA


O Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado em História – PPGH, da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, no uso de suas atribuições legais, e considerando a Resolução 10-COU/UNICENTRO de 18/03/2008, a Resolução 59 e 60-COU/UNICENTRO de 30/06/2010; considerando o Regulamento Geral da Pós-Graduação da Universidade Estadual do Centro-Oeste - PR, Resolução 53-CEPE/UNICENTRO de 21/05/2008 e a Instrução normativa 001/2010 – PROPESP/UNICENTRO, torna público a abertura de inscrições para a realização do processo seletivo, conforme dispõe o presente Edital e seus anexos:

Área de concentração: História e regiões

A área de concentração "História e Regiões" reúne investigações sobre narrativas que evidenciam conceitos, usos e significados de "regiões" e seus elementos constituintes. Embora "região" permita várias interpretações, aqui ela é tomada no plural "regiões" - para caracterizar uma noção historiográfica que compreende campos de forças de intensidades diversas, ora convergentes, ora conflitantes, como constituintes das práticas sociais e simbólicas que dão nexo a sujeitos, suas identidades, alteridades e relações com o ambiente, em múltiplas temporalidades. A história problematiza as regiões como elementos que se estendem além do caráter de simples cenário, suporte ou delimitação, configurando-se, portanto, como essenciais e próprios do objeto do historiador. As regiões são concebidas como invenções humanas que possuem historicidade, como objetos em permanente construção e desconstrução. Parte-se do princípio de que toda construção de regiões pelos sujeitos é, inerentemente complexa, uma vez que estabelecem relações conflituosas, táticas e/ou estratégicas, afrontando, mobilizando e/ou confirmando macro e micro poderes políticos, bem como práticas e saberes. Tais sujeitos produzem e são produzidos por fronteiras de exclusão e inclusão, isto é, regiões que possibilitam a sua existência. Baseia-se, assim, na ideia de que as regiões são compostas por fronteiras, aqui significadas para além de seu aspecto geográfico, sob a forma de limites fluidos e permeáveis que estabelecem diferenças e identificações. Enfatiza-se os saberes e as práticas políticas de divisão, de diferenciação, de produção de enunciados tidos como verdadeiros e legítimos, na fabricação de identidades e tradições. O ato da escrita da história é concebido como ação reconstrutora de tramas, esforço compreensivo e cartográfico, desenvolvido em vista do espaço de emergência dos acontecimentos, onde os sujeitos criam, inventam e, também, são agenciados por práticas de poder e saberes que os constituem, os classificam, os diferenciam e os explicam. Trata-se, portanto, de entender como as práticas de poderes e saberes são (re)produzidos e/ou ativados e, ao mesmo tempo, engendram regiões. Pressupõe-se, igualmente, que as identidades assim constituídas são performances sobrepostas umas às outras, num movimento vinculado à dinâmica histórica, visto que: por um lado, os personagens são identificados e localizados estrategicamente; por outro, inventam formas táticas de convivência e subjetivação.

Linhas de pesquisa:

Espaços de Práticas e Relações de Poder

A linha “espaços de práticas e relações de poder” concebe regiões como espaços de práticas que lhe dão origem e são originadas por elas. O enfoque incide nas relações que produzem, afrontam, mobilizam e confirmam sujeitos diversos, bem como agenciam macro e micro poderes políticos. Investiga saberes e práticas, como as estratégias institucionais e as táticas dos usuários frente às normas e formas de conduta engendradas por diferentes esferas de poder. A linha reúne investigações sobre diversos grupos, tendo como mote as etnicidades, imigrações e migrações, religiosidade, formas de relacionamento com a terra, relatos de espaço, experiências produzidas pelas culturas científicas e não científicas, ruralidade, urbanidade, relações de gênero e práticas de violência.


Espaços Simbólicos, Saberes e Corporeidades

A linha “espaços de práticas e relações de poder” concebe regiões como espaços de práticas que lhe dão origem e são originadas por elas. O enfoque incide nas relações que produzem, afrontam, mobilizam e confirmam sujeitos diversos, bem como agenciam macro e micro poderes políticos. Investiga saberes e práticas, como as estratégias institucionais e as táticas dos usuários frente às normas e formas de conduta engendradas por diferentes esferas de poder. A linha reúne investigações sobre diversos grupos, tendo como mote as etnicidades, imigrações e migrações, religiosidade, formas de relacionamento com a terra, relatos de espaço, experiências produzidas pelas culturas científicas e não científicas, ruralidade, urbanidade, relações de gênero e práticas de violência.


A relação de docentes do PPGH, com seus interesses para orientação, encontra-se no site do Programa.

1. Das inscrições:

1.1 As inscrições para seleção de ingresso ao PPGH são feitas pela internet, na página https://evento.unicentro.br/site/ppghestudanteregular/2022/1, mediante a inserção on line dos seguintes documentos:

I) Curriculum Lattes atualizado até 60 dias antes da inscrição (somente a URL especificada abaixo da identificação do pesquisador no currículo);

II) projeto de pesquisa; conforme anexo I;

1.2 Ao inscrever-se no processo de seleção, o candidato reconhece e aceita as normas e condições estabelecidas neste edital e no regulamento do PPGH.

1.3 No ato da inscrição, o candidato pode indicar até três nomes de orientadores pretendidos (por ordem de preferência) conforme a relação constante na página do programa, respeitando a oferta de vagas por professor. Tal indicação deve ter por base os vínculos entre o projeto de pesquisa submetido e a produção científica dos docentes selecionados.

1.4 Somente podem submeter-se ao processo seletivo os candidatos que tiverem suas inscrições homologadas, em edital próprio, publicado na página do programa.

1.5 O valor da taxa de inscrição é de R$ 50,00 (cinquenta reais).


2. Do Processo Seletivo

2.1 O processo de seleção consta das seguintes fases:

I) análise e avaliação do projeto de pesquisa, de caráter eliminatório, considerando a área de concentração e as linhas de pesquisa. É considerado aprovado na primeira fase o candidato que, no projeto de pesquisa, obtiver nota igual ou superior a sete inteiros (7,0);

II) prova escrita, a partir de bibliografia indicada pela comissão de seleção, de caráter eliminatório, com duração de 04 (quatro) horas. É considerado aprovado na segunda fase o candidato que, na prova escrita, obtiver nota igual ou superior a sete inteiros (7,0);

III) arguição, que deverá ater-se fundamentalmente ao projeto de pesquisa apresentado pelo candidato e, opcionalmente, à perguntas e comentários sobre a prova escrita. É considerado aprovado na terceira fase, o candidato que, na arguição, obtiver nota igual ou superior a sete inteiros (7,0).


3. Proficiência em língua estrangeira

3.1 no ato da matrícula o estudante deverá apresentar certificado de proficiência em língua estrangeira, inglês, francês, espanhol ou italiano, emitidos pela UNICENTRO ou em consonância com a instrução normativa 001/2010 – PROPESP/UNICENTRO em seus artigos 3º e 4º;

3.2 em caso da não entrega do certificado de proficiência no ato da matrícula, o estudante deverá, obrigatoriamente apresentá-lo, em até 6 meses, após a matrícula;

3.3 o não cumprimento do disposto nos itens 3.1 ou 3.2 o estudante será desligado do programa.


4. Dos critérios de seleção e resultado final

4.1 a classificação dos candidatos é feita pela média aritmética das duas fases do processo de seleção, descrito no item 2;

4.2 em caso de empate prevalecerá o critério de melhor currículo; em caso de persistência no empate, prevalece o critério da maior nota na prova escrita;

4.2.1 a análise do Curriculum Lattes terá como parâmetro instrumento institucional previamente definido pelo colegiado que se reserva o direito de solicitar comprovação documental;

4.3 a Comissão de Seleção divulgará a lista dos candidatos aprovados no processo de seleção no mural e site do programa, após homologação do Colegiado.


5. O processo de seleção obedecerá ao seguinte cronograma:

Período de inscrições – somente no site do PPGH: 01/04 a 22/05/2022
Homologação das inscrições: 24/05/2022
1ª fase - análise e avaliação dos projetos de pesquisa: 26/05 a 12/06/2022
Publicação do edital com resultado da 1ª fase e convocação para as: 14/06/2022
2ª fase - prova escrita: 20/06/2022
Divulgação do resultado da prova escrita e convocação para as arguições: 22/06/2022
3ª fase - realização das arguições: 23 e 24/06/2022
Publicação do resultado final: Até 04/07/2022
Matrícula para estudante regular: 27 a 29/07/2022
Início das aulas: 01/08/2022

6. Das vagas:

6.1 A relação das vagas, por docente, serão publicadas em edital sobre a distribuição de orientação para 2021.


7. Da matrícula

7.1 Serão considerados aptos para a matrícula a estudante regular, os candidatos aprovados e classificados no processo seletivo até o limite de vagas.

7.2 No ato da matrícula, o candidato a estudante regular aprovado deve apresentar os seguintes documentos:

I) uma foto 2x2 recente;

II) cédula de Identidade, CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento, Título de Eleitor, comprovante de votação da última eleição, documento de quitação com o Serviço Militar, para candidatos do sexo masculino;

III) cópia autenticada (ou cópia simples mediante apresentação do original) do diploma de graduação reconhecido ou declaração original de conclusão de curso emitido pela instituição de origem (esse documento será aceito provisoriamente quando da impossibilidade de apresentação da cópia do diploma);

IV) cópia autenticada (ou cópia simples mediante apresentação do original) do histórico escolar do curso de graduação;

V) comprovante de proficiência em língua estrangeira (autenticado ou cópia simples mediante apresentação do original) quando realizado em outra instituição.

VI) folha de identificação do passaporte, quando estrangeiro.

8. Das disposições finais:

8.1 A prestação de declaração falsa ou inexata de qualquer documento, ainda que verificado posteriormente, implica que o estudante seja desligado do PPGH, por decisão do Colegiado.

8.2 O candidato deverá apresentar o documento de identidade no ato da arguição do projeto.

8.3 O candidato que não comparecer à arguição do projeto será excluído do processo seletivo.

8.4 Os locais e horários para realização da arguição serão divulgados em edital especifico.

8.5 A concessão e manutenção de bolsas obedecem regulamento e editais próprios.

8.6 Os casos omissos, durante a realização do processo de seleção de candidatos ao PPGH, serão resolvidos pela Comissão de Seleção e/ou pelo Colegiado do PPGH.

8.Poderá ser suprimida, ou alterada sua modalidade, em função de novos protocolos de segurança demandados pela epidemia de COVID-19, após deliberação da Comissão de Seleção e homologação do Colegiado do Programa.

8.8 É parte integrante deste Edital:

Anexo I – Roteiro para elaboração do projeto;


Anexo III - Formulário de avaliação do projeto de pesquisa;


Anexo V - Formulário de avaliação da arguição.

8.9 Informações:

Site do mestrado: http://www.unicentro.br/ppgh

E-mail: ppgh.unicentro@gmail.com

Telefone da Secretaria: 42 3421-3129

Site de inscrições: https://evento.unicentro.br/site/ppghestudanteregular/2022/1

Membros do Colegiado

Drª. Nadia Maria Guariza (Coordenadora)
Drª. Rosemeri Moreira (Vice-Coordenadora)
Drª. Ana Maria Rufino Gillies
Dr. José Miguel Arias Neto
Dr. Paulo Rodrigo Andrade Haiduke
Dr. Vanderlei Sebastião de Souza
Mestranda Lucas Antoszczyszyn (Representante Discente)

Comissão de Seleção

Drª. Nadia Maria Guariza (coordenadora)
Dr. Helio Sochodolak
Dr. José Miguel Arias Neto
Dr. Oséias de Oliveira
Drª. Ariane Carla Pereira Fernandes 
Dr. Paulo Rodrigo Andrade Haiduke
Drª. Rosemeri Moreira

Datas Importantes

CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ESTUDANTE REGULAR


Período de inscrições – somente no site do PPGH: 01/04 a 22/05/2022
Homologação das inscrições: 24/05/2022
1ª fase - análise e avaliação dos projetos de pesquisa: 26/05 a 12/06/2022
Publicação do edital com resultado da 1ª fase e convocação para as: 14/06/2022
2ª fase - prova escrita: 20/06/2022
Divulgação do resultado da prova escrita e convocação para as arguições: 22/06/2022
3ª fase - realização das arguições: 23 e 24/06/2022
Publicação do resultado final: Até 04/07/2022
Matrícula para estudante regular: 27 a 29/07/2022
Início das aulas: 01/08/2022

Prazos de inscrições

Linha de Pesquisa Modalidade Prazo de inscrição Preço *
Espaços Simbólicos, Saberes e Corporeidades Estudante Regular 22/05/2022 23:59:00 R$50,00
Espaços de Práticas e Relações de Poder Estudante Regular 22/05/2022 23:59:00 R$50,00

* O preço de inscrição pode variar com inscrição em atividades.

Câmpus de Irati

Rua Professora Maria Roza Zanon de Almeida, s/n - Engenheiro Gutierrez
CEP 84505-677
Irati, PR