CELSUL 2018 - XIII Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul: Linguística e suas Interfaces - Memórias e Desafios

Universidade Estadual do Centro Oeste - Unicentro

Inscreva-se!Menu do evento

Ensalamento

Atualizado 04/08/2018 às 14h42


Para acessar o ensalamento dos SIMPÓSIOS, clique aqui.


Para acessar o ensalamento dos PAINÉIS, clique aqui.


Para acessar o ensalamento das COMUNICAÇÕES, clique aqui.

Errata: A SALA 1103 FICA NO BLOCO M, NÃO NO BLOCO Q CONFORME INFORMADO NA PROGRAMAÇÃO DAS COMUNICAÇÕES

  • APRESENTAÇÃO ADICIONADA NO EIXO 3 - COMUNICAÇÕES ORAIS 16:00 -16:20

TÍTULO: UM ALUNO CEGO SOBREVIVENDO ENSINO SUPERIOR: SUPERANDO LIMITAÇÕES COM USO DA TECNOLOGIA

APRESENTADOR: DAVYD VINICIUS GONÇALVES RIBEIRO

Apresentação

A Diretoria do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul convida a todos para o XIII Encontro do CELSUL que será realizado na Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO – campus Santa Cruz – em Guarapuava-PR, no período de 05 a 07 de novembro.  Nesses três dias, estarão reunidos na UNICENTRO pesquisadores e estudantes de Letras e áreas afins com o objetivo de discutir e divulgar pesquisas desenvolvidas na área de Estudos Linguísticos. A programação prevê conferências, mesas-redondas, simpósios temáticos, sessões de comunicações e lançamentos de livros.  O evento presta homenagem ao linguista Luiz Antônio Marcuschi (1946-2016).


Diretoria do Biênio 2017-2018


Presidente:

Profª. Drª. Maria Cleci Venturini (DELET – Campus Santa Cruz, Guarapuava e PPGL/SC).


Vice-presidente:

Profª. Drª. Loremi Loregian-Penkal(DELET/Irati e PPGL –SC).


Secretária geral:

Profª. Drª. Luciane Trennephol da Costa(DELET – Campus de Irati).


Segunda secretária:

Profª. Drª. Luciane Baretta(DELET – Campus Santa Cruz, Guarapuava e PPGL/SC).


Tesoureira:

Profª. Drª. Claudia Maris Tullio (DELET- Guarapuava).


Segunda tesoureira:

Profª. Drª. Marcela de Freitas Ribeiro Lopes (DELET – Irati).


Divulgação e recepção:

Profª Drª. Denise Gabriel Witzel (DELET – Campus Santa Cruz, Guarapuava e PPGL/SC) 

Prof. Dr. Rodrigo Augusto Kovalski(DELET –Irati).

Informações gerais

INFORMAÇÕES GERAIS:


Cada participante inscrito no XIII Encontro do CELSUL terá direito a uma submissão de trabalho nas seguintes modalidades: 
- Simpósios (Professores/Pesquisadores);
- Painéis (Alunos de Mestrado e Doutorado);
Comunicações Isoladas (Graduados, Graduandos);

- Ouvintes (destinado a toda a comunidade acadêmica).



SIMPÓSIOS: destinados à submissão de professores universitários e pesquisadores doutores

           

Os simpósios estão vinculados aos eixos temáticos. O número de simpósios será definido de acordo com o número de inscritos em cada eixo temático. Para cada simpósio haverá um coordenador convidado, o qual será responsável pela seleção dos trabalhos submetidos. O simpósio terá até seis participantes, incluindo o coordenador e cada participante terá 15 minutos para expor sua pesquisa e cinco minutos para discussão. Os participantes que desejarem submeter trabalho na modalidade simpósio devem submeter resumos, atendendo às seguintes normas:
 
  • Título: Em caixa alta, negrito, centralizado, Times New Roman, Tamanho 12.
  • Nome do(s) autor(es): Uma linha abaixo do título, o(s) nome(s) do(s) autor(es) centralizado(s). Entre parênteses, a sigla da instituição de origem.
  • Resumo: Uma linha abaixo do(s) nome(s) do(s) autor(es), escrito em Times New Roman, corpo 12, espaçamento simples, sem espaçamento entre parágrafos. O resumo deve ter entre 500 e 700 palavras e apresentar a proposta de trabalho, a perspectiva teórica, o referencial teórico, a metodologia/dispositivo de análise, os resultados e os conceitos-chave mobilizados e as referências as referências bibliográficas.
  • Palavras-chave: de 3 a 5 palavras-chave separadas por ponto e vírgula.
  • Formato do arquivo: Word


PAINÉIS: destinados à submissão de trabalhos de mestrandos e doutorandos

 

Os painéis vinculam-se aos eixos temáticos do evento e serão definidos de acordo com número de inscritos em cada eixo temático. Para cada painel haverá um coordenador, ao qual cabe selecionar os trabalhos submetidos e organizar a sessão de apresentações. Haverá seis participantes em cada painel, os quais 15 minutos para apresentar sua pesquisa e mais 5 minutos para discussões. As normas de formatação dos resumos são as seguintes:


  • Título: Em caixa alta, negrito, centralizado, Times New Roman, Tamanho 12.
  • Nome do(s) autor(es): Uma linha abaixo do título, o(s) nome(s) do(s) autor(es) centralizado(s). Entre parênteses, a sigla da instituição de origem.
  • Resumo: Uma linha abaixo do(s) nome(s) do(s) autor(es), escrito em Times New Roman, corpo 12, espaçamento simples, sem espaçamento entre parágrafos, contendo entre  350 e 500 palavras. O resumo deve apresentar a proposta de trabalho, a qual perspectiva teórica, o referencial teórico, a metodologia/dispositivo de análise, os resultados e conceitos-chave mobilizados e as referências bibliográficas.
  • Palavras-chave: de 3 a 5 palavras-chave separadas por ponto e vírgula.
  • Formato do arquivo: Word


SESSÕES DE COMUNICAÇÃO: graduandos e graduados

 

As comunicações vinculam-se aos eixos temáticos do evento e serão definidas de acordo com número de inscritos em cada eixo temático. Para cada sessão de comunicação haverá um coordenador, ao qual cabe selecionar os trabalhos submetidos e organizar as apresentações. Haverá seis participantes em cada sessão os quais 10 minutos para apresentar sua pesquisa e mais 5 minutos para discussões. As normas de formatação dos resumos são as seguintes:


  • Título: Em caixa alta, negrito, centralizado, Times New Roman, Tamanho 12.
  • Nome do(s) autor(es): Uma linha abaixo do título, o(s) nome(s) do(s) autor(es) centralizado(s). Entre parênteses, a sigla da instituição de origem.
  • Resumo: Uma linha abaixo do(s) nome(s) do(s) autor(es), escrito em Times New Roman, corpo 12, espaçamento simples, sem espaçamento entre parágrafos, contendo entre  350 e 500 palavras. O resumo deve apresentar a proposta de trabalho, a qual perspectiva teórica, o referencial teórico, a metodologia/dispositivo de análise, os resultados e conceitos-chave mobilizados e as referências bibliográficas.
  • Palavras-chave: de 3 a 5 palavras-chave separadas por ponto e vírgula.

  • Formato do arquivo: Word



ATENÇÃO
Não é necessário imprimir pôster. Todas as apresentações são feitas de forma oral.
O modelo com as normas de apresentação se encontra no menu lateral esquerdo "Normas para apresentação".

Datas importantes

1ª Circular: 17 de abril
2ª Circular: 20 de junho
3ª Circular: 15 de agosto
Inscrições com 50% de desconto: de 30 de abril a 30 de junho
Inscrições com pagamento SEM desconto: de 1º de julho a 12 de outubro
Emissão de cartas de aceite das inscrições efetivadas até 30 de junho (com 50% de desconto): de 05 a 20 de julho
Envio do comprovante de pagamento das inscrições efetivadas até 30 de junho (com 50% de desconto): até 31 de julho 
Emissão de cartas de aceite das inscrições efetivadas até 12 de outubro (SEM desconto): de 05 de julho a 22 de outubro
Envio do comprovante de pagamento das inscrições SEM desconto: de 15 de setembro a 28 de outubro
Publicação completa da programação: a partir de 31 de outubro
Realização do evento: de 05 a 07 de novembro


Eixos temáticos

Eixos temáticos do XIII CELSUL
 
Linguística e suas interfaces: memórias e desafios em homenagem a Marcuschi
 

1) Enunciação, texto, discurso: desdobramentos e perspectivas
 
A – Coordenadores convidados: Angela Derlise Stübe (UFFS), Dantielli Assumpção Garcia (UNIOESTE), Cristiane Dias (UNICAMP), Caciane Medeiros (UFSM), Larissa Cervo (UFSM), Tais Martins (UFSM).
B – Coordenadores da Unicentro: Célia B.Fernandes e Denise Gabriel Witzel
 
Ementa: Propomos, neste eixo temático, focalizar o texto e o discurso a partir dos empreendimentos teóricos da Enunciação e da Análise de Discurso, com vistas à interpretação de diferentes materialidades discursivas que instauram efeitos de sentido em torno de espaços, de sujeitos e de acontecimentos. O momento político brasileiro e mundial é bastante ilustrativo e propício a análises, as quais demandam uma visada mais atenta e crítica em torno das leituras realizadas pelas mídias (impressa, digital, televisiva entre outras), que jogam com os dizeres produzindo imaginários distintos por meio de processos discursivos, dando visibilidade ao litígio, ao político na produção dos sentidos que dependem de sujeitos e de suas filiações. Neste eixo temático, intentamos promover um momento de reflexão sobre as bases conceituais e analíticas da Análise do Discurso e da Enunciação e serão acolhidas pesquisas de cunho teórico e/ou analítico que trabalhem analisando diferentes materialidades discursivas/enunciativas em que um funcionamento do político diz sobre os sujeitos, os sentidos e suas relações com a ideologia, a história e a língua.  Por fim, esperamos produzir, com a proposta deste eixo, um espaço de escuta e de análise, com as discussões a serem apresentadas, dos rumores do político que está em funcionamento constante na língua.
 
 
2) Ensino e aprendizagem de Língua Materna/Libras: desdobramentos e perspectivas
 
A – Coordenadores convidados: Adriana Mendes Polato (FECILCAM), Marilúcia dos Santos Domingos Striquer (UENP), Renilson José Menegassi (UEM), Terezinha da Conceição Costa-Hübes (UNIOESTE).
B – Coordenadores da Unicentro: Cristiane Pianaro Ângelo e Rodrigo Augusto Kovalski
 
Ementa: A proposta deste eixo é socializar trabalhos que discutam e reflitam como as práticas de língua e linguagem são constituídas em situação de ensino e aprendizagem de língua materna e da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS em seus desdobramentos e perspectivas atuais, pelas diversas vertentes teóricas relacionadas nesse campo de investigação. As múltiplas e variadas práticas de pesquisa, análise, reflexão e discussão sobre o trabalho com ensino de línguas é um campo amplo que permite congraçar gamas distintas de aspectos relacionados ao tema, em suas vertentes teóricas diversas. Assim, o eixo parte do princípio de que a inter-relação de pesquisadores com atuações em campos teóricos de investigações distintos permite a construção mais adequada à compreensão sobre o estado atual das pesquisas sobre o tema, uma vez que se pretende fomentar discussões sobre novos desafios ligados aos sistemas de ensino do país, a contribuir para uma educação linguística mais adequada ao momento histórico.
 
3) Ensino e aprendizagem de Língua Estrangeiras/Linguas adicionais: desdobramentos e perspectivas
 
A – Coordenadores convidados: Antônio Escandiel (UNICRUZ), Leonilda Procailo (Unicentro Irati) Cyntia Bailer (FURB-SC), Vaima Regina Motta  (UFSM).
B – Coordenadores da Unicentro: Luciane Baretta e Marcela Lopes
 
Ementa: O processo de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras/línguas adicionais é complexo e multifacetado, abrindo um leque de possibilidades de pesquisa, fundamentadas em diferentes arcabouços teóricos (linguística, linguística aplicada, psicolinguística, educação, neurociências). Independente da afiliação teórica subjacente às inúmeras pesquisas conduzidas nessa macro área, os resultados necessitam ser discutidos para que motivem novos questionamentos e consequentemente, impulsionem trabalhos teóricos e empíricos, com vistas a fortalecer o diálogo acerca do ensino e da aprendizagem. A proposta deste Eixo Temático é proporcionar espaço para discussão das pesquisas desenvolvidas no âmbito das línguas estrangeiras/línguas adicionais dentro das diversas perspectivas teóricas que as fundamentam. Trabalhos teóricos e empíricos relativos a uma ou mais língua(s) estrangeira(s)/língua(s) adicional(is) são bem-vindos, bem como relatos de experiência e projetos de pesquisa acerca do tema.  
 
4) Descrição e análise linguística: desdobramentos e perspectivas
 
A – Coordenadores convidados: Adelaide Hercília Pescatori Silva (UFPR), Marcos Carreira (UEPG), Ercilia Cazarin (UCPEL).
B – Coordenadores da Unicentro: Luciane Trennephol da Costa e Sônia Mertihs Claras
 
Ementa:As múltiplas pesquisas descritivas linguísticas em diferentes perspectivas teóricas contribuem para o conhecimento dos fenômenos que operam nas línguas e para o entendimento das suas gramáticas. A proposta deste eixo temático é proporcionar um espaço para apresentação e discussão de pesquisas em andamento ou concluídas que descrevam fenômenos linguísticos  e possam, também, propiciar reflexões em torno de suas pertinências teóricas em diferentes perspectivas nos módulos fonético, fonológico, morfológico e sintático.
 
5) Variação e mudança linguística: desdobramentos e perspectivas
 
A – Coordenadores convidados: Vanderci de Andrade Aguillera (UEL), Cláudia Regina Brescancini (PUCRS), Marcos Luiz Wiedemer (UERJ), Jacqueline Ortelan Botassini (UEM), Luciana Lanhi Balthazar (UFPR).
B – Coordenadores da Unicentro: Loremi Loregian-Penkal e Lucelene Franceschine (PNPD, PPGL/Unicentro)
 
Ementa: O eixo temático "Variação e mudança linguística: desdobramentos e perspectivas" tem por objetivo receber e discutir resultados oriundos de pesquisas sobre variação e mudança linguística (em qualquer um dos níveis de análise da língua), bem como trabalhos que discutam questões voltadas às línguas de herança, aos bilinguismos, às línguas em contato, às crenças e atitudes linguísticas, ao preconceito e às identidades linguísticas. Aceitamos, também, pesquisas que apresentem resultados de pesquisas realizadas na área.
 
6) História das Ideias Linguísticas: desdobramentos e perspectivas
 
A – Coordenadores convidados: Simone Oliveira (UFSM), Luciana Vedovato, Raquel Moreira (UTFPR), Sheila Elias de Oliveira (UNICAMP), Verli Petri da Silveira (UFSM).
B – Coordenadores da Unicentro: Renata Adriana de Souza e Maria Cleci Venturini
 
Ementa:A História das Ideias Linguísticas se constitui no Brasil a partir de uma tomada de posição epistemológica no interior do materialismo histórico sobre o funcionamento da linguagem e da produção de conhecimento sobre ela. O político é tomado como estruturante do conhecimento científico, o que faz com que a indissociabilidade entre ciência, Estado e formação social seja fundamental na reflexão sobre a história das ideias. Nessa perspectiva, serão bem-vindas pesquisas que busquem compreender os saberes sobre a linguagem, constituídos ou não dentro da ciência Linguística, as quais considerem as condições de produção e seus efeitos de sentido desses saberes para a(s) língua(s), para os sujeitos que falam a(s) língua(s), para o(s) especialista(s) a quem compete dizer sobre a(s) língua(s), para a(s) ciência(s), para a sociedade e para o Estado.
 
7) Interfaces entre língua e literatura: desdobramentos e perspectivas
 
A – Coordenadores convidados: Vanderleia Oliveira (UENP), Suely Leite (UEL), Roselene Coito (UEM), Ismara Tasso (UEM).
B – Coordenadores da Unicentro: Níncia C. Ribas B. Teixeira, Adenize Franco
 
Ementa: O Simpósio agrega o cruzamento de diferentes estudos da linguagem, concebendo-a como prática ligada às dinâmicas sociais, culturais, estéticas, permitindo o aprofundamento das reflexões em torno dos vínculos existentes entre literatura, linguística e outras linguagens, tendo em vista que é pela língua que todas as manifestações humanas fazem sentido. O investimento que considera a língua/linguagens, a Literatura e outras artes permitem a quebra e a superação de diferentes dispositivos e formas que pareciam enclausurar as áreas de produção do sentido e de produção do conhecimento. Propomos verificar como por meio da interface entre Linguística e Literatura se pode analisar e interpretar diferentes manifestações estéticas e de linguagem, buscando a vinculação, desdobramentos, cruzamentos e expansão entre as áreas, tendo em vista que é pela língua que os efeitos de sentidos acontecem,  notadamente as artes, devido ao empenho criativo e estético.
 
8) Políticas públicas de ensino de língua e Literatura: desdobramentos e perspectivas
 
A – Coordenadores convidados: Vera Lúcia Cristóvão (UEL), Alice Atsuko Matsuda (UTFPR),  Simone Sarmento (UFRGS), Deise Pincanço (UFPR).
B – Coordenadores da Unicentro: Lídia Stutz e Cibele Lemke
 
Ementa: O eixo “Políticas públicas de ensino de língua e Literatura: desdobramentos e perspectivas” pretende contribuir para a discussão desse tema explorando discursos diversos estabelecendo um exercício reflexivo a partir de diferentes referenciais. Os (des)caminhos das políticas públicas têm sido explorados em eventos da nossa área e resultando em publicações importantes e atuações decisivas nos diálogos sobre o ensino. As propostas contemplam as tendências políticas de abertura e de restrição dadas às mais diversas pautas voltadas para:  globalização e internacionalização, formação inicial e continuada de professores, ensino de língua(s) na educação básica e superior, como por exemplo o português como língua materna e língua estrangeira, ensino de literaturas; ensino de línguas estrangeiras, políticas de inclusão e a legislação e seu impacto na contemporaneidade.
 
9) Linguística forense: desdobramentos e perspectivas
 
A – Coordenadores convidados: Virgínia Leal (PPGDH/UFPE), Maria Lucia de Castro Gomes (UTFPR), Luciane Reiter Frohlich (ALIDI), Jael Sânera Sigales Gonçalves (IFSul), Letícia Storto (UENP).
B – Coordenadores da Unicentro: Cláudia Maris Tullio e Alzira Christo
 
Ementa: Considerando o crescimento da Linguística Forense no Brasil propomos  ampliar as discussões acerca do papel do linguista na área forense com vistas  à troca de experiências e estudos na área. Nossa proposta abranger temáticas em torno da Linguagem Jurídica; da Análise Crítica de Discurso e a Linguagem Jurídica; da compreensibilidade de documentos legais; da Interpretação da Lei; A história da linguagem forense; dos Gêneros textuais/discursivos de natureza jurídica; do Discurso do Tribunal; do Discurso da Prisão; do Discurso de entrevistas/interrogatórios policiais; do Discurso do advogado com cliente; do Discurso de entrevistas com testemunhas vulneráveis, entre outros, buscando abarcar a amplitude da área. 

Programação

***ÚLTIMA MODIFICAÇÃO EM 02/11/18***

PROGRAMAÇÃO GERAL

Dia 05/11 - Segunda-feira

08h30        Credenciamento

09h00        Mesa de abertura do XIII Celsul e lançamento da Edição Especial da Revista Interfaces

10h00        Mesa Redonda 1: A Linguística na contemporaneidade

  • Dr. José Gaston Hilgert (Universidade Presbiteriana Mackenzie – São Paulo);
  • Drª. Amanda Eloína Scherer (UFSM);
  • Drª. Ana Zandwais (UFRGS);
  • Drª. Sheila Elias de Oliveira; (UNICAMP);
  • Debatedores: Profª. Drª. Gesualda dos Santos Rasia (UFPR) e Dr. José Gaston Hilgert (MACKENZIE). 


13h30        Simpósios temáticos

15h30        Pausa para o café

16h00        Simpósios temáticos

Simpósio temático 1: Enunciação, texto, discurso: desdobramentos e perspectivas.
Coordenadores convidados: Angela Derlise Stübe (UFFS), Dantielli Assumpção Garcia (UNIOESTE), Cristiane Dias (UNICAMP) Caciane Medeiros (UFSM), Larissa Cervo (UFSM), Tais Martins (UFSM).
Coordenadores da Unicentro: Célia B.Fernandes e Denise Gabriel Witzel.

Simpósio temático 2: Ensino e aprendizagem de Língua Materna/Libras: desdobramentos e perspectivas.
Coordenadores convidados: Adriana Mendes Polato (FECILCAM), Marilúcia dos Santos Domingos Striquer (UENP), Renilson José Menegassi (UEM), Terezinha da Conceição Costa-Hübes (UNIOESTE).
Coordenadores da Unicentro: Rodrigo Augusto Kovalski e Cristiane Pianaro Ângelo.

Simpósio temático 3: Ensino e aprendizagem de Língua Estrangeiras/Línguas adicionais: desdobramentos e perspectivas.
Coordenadores convidados: Antônio Escandiel (UNICRUZ), Leonilda Procailo (Unicentro-Irati), Cyntia Bailer (FURB-SC).
Coordenadores da Unicentro: Luciane Baretta e Marcela Lopes.

Simpósio temático 4: Descrição e análise linguística: desdobramentos e perspectivas.
Coordenadores convidados: Marcos Carreira (UEPG),  Ercilia Cazarin (UCPEL), Sebastião Lourenço dos Santos (UEPG).
Coordenadores da Unicentro: Luciane Trennephol da Costa e Sônia Mertihs Claras.


Simpósio temático 5: Variação e mudança linguística: desdobramentos e perspectivas.
Coordenadores convidados: Vanderci de Andrade Aguillera (UEL), Cláudia Regina Brescancini (PUCRS), Marcos Luiz Wiedemer (UERJ), Jacqueline Ortelan Botassini (UEM), Luciana Lanhi Balthazar (UFPR).
Coordenadores da Unicentro: Loremi Loregian-Penkal e Lucelene Franceschini.

Simpósio temático 6: História das Ideias Linguísticas: desdobramentos e perspectivas. 
Coordenadores convidados: Simone Oliveira (UFSM), Luciana Vedovato (Unioeste), Sheila Elias de Oliveira (UNICAMP), Verli Petri da Silveira (UFSM).
Coordenadores da Unicentro: Renata Adriana de Souza e Maria Cleci Venturini

Simpósio temático 7: Interfaces entre língua e literatura: desdobramentos e perspectivas.
Coordenadores convidados: Vanderleia Oliveira (UENP), Suely Leite (UEL), Roselene Coito (UEM) e Ismara Tasso (UEM).
Coordenadores da Unicentro: Níncia C. Ribas B. Teixeira e Adenize Franco.

Simpósio temático 8: Políticas públicas de ensino de língua e Literatura: desdobramentos e perspectivas
Coordenadores convidados: Vera Lúcia Cristóvão (UEL), Alice Atsuko Matsuda (UTFPR) e Simone Sarmento (UFRGS).
Coordenadores da Unicentro: Lídia Stutz e Cibele Krause Lemke.


Simpósio temático 9: Linguística forense: desdobramentos e perspectivas
Coordenadores convidados: Maria Lucia de Castro Gomes (UTFPR), Luciane Reiter Frohlich (ALIDI), Jael Sânera Sigales Gonçalves (IFSul) e Letícia Storto (UENP)
Coordenadores da Unicentro: Cláudia Maris Tullio e Alzira Christo.


19h30        Conferência de abertura

  • Prof. Dr. José Luiz Fiorin (USP) "Interdisciplinaridade em Linguística”


21h30        Coquetel e lançamento de livros


Dia 06/11 - Terça-feira

08h00        Painéis

13h30        Sessões de comunicações

15h30        Pausa para o café

16h00        Mesa Redonda 2: A Linguística na contemporaneidade

  • Drª. Odete Pereira da Silva Menon (UFPR/UTFPR) "A quantas anda a pesquisa na Sociolinguística?";
  • Drª. Ercilia Ana Cazarin (UCPEL)  e Dra. Gesualda Rasia (UFPR) "Linguística na contemporaneidade: o que a Análise do discurso tem a dizer sobre escrita-leitura";
  • Drª. Eliana Rosa Sturza (UFSM) "A reivindicação do Portunhol como Patrimônio Cultural: uma questão político-linguística";
  • Debatedora: Profª. Drª. Renata Adriana de Souza.


17h30        Assembleia Geral Ordinária do CELSUL, seguindo estatuto.

19h30       Palestra

  • José Borges Neto (UFPR) "Marcuschi e a semântica formal"


22h00       Jantar por adesão


Dia 07/11 - Quarta-feira

08h30        Palestras

  • Dr. Juan Manuel López Muñoz – Universidad de Cádiz – Espanha: “Discursos de plástico y desinformación en la comunicación digital”;
  • Drª. Verli Petri da Silveira – UFSM: “Uma aventura no mundo das ‘palavras andantes'”.
  • Debatedora: Profª. Drª. Maria Cleci Venturini

13h30        Conferência de encerramento

  • Dr. José Gaston Hilgert (Universidade Presbiteriana Mackenzie – São Paulo) "A intolerância na internet: aspectos discursivos das manifestações de ódio"

15h30        Pausa para o café

16h00        Mesa Redonda 3: A Linguística na contemporaneidade

  • Drª. Cristiane Dias (UNICAMP);
  • Drª. Ligia Negri (UFPR);
  • Dr. Alexandre Ferrari (UNIOESTE).
  • Debatedora: Profa. Drª. Célia Bassuma Fernandes

19h30       Encerramento festivo - no Auditório Francisco Contini

Valores das inscrições


PAGAMENTOS

 Até 31 de julho de 2018

Até 15 de outubro de 2018

Professores/pesquisadores

R$ 150,00

R$ 300,00

Mestrandos/doutorandos

R$ 100,00

R$ 200,00

Graduandos/graduados

R$ 50,00

R$ 100,00

Ouvintes

R$ 30,00

R$60,00* (vide item 3 a seguir)

  

Observação:


As inscrições realizam-se em duas etapas:


1)            Inscrição até 30 de junho e pagamento até 31 de julho com 50% de desconto;
2)            De 01 de julho a 15 de outubro inscrições SEM desconto no documento para participantes com 
apresentação de trabalho.
3)            Até 05 de novembro pagamento de inscrição de participantes como ouvintes, sem desconto.



Instruções para pagamento

O pagamento das inscrições deverá ser realizado por meio de depósito bancário ou transferência bancária. Após o pagamento da taxa de inscrição, o participante deverá enviar  o comprovante para o email celsulunicentro@gmail.com.


INFORMAÇÕES IMPORTANTES:


O assunto do email deve, OBRIGATORIAMENTE ser:

COMPROVANTE DE PAGAMENTO (CATEGORIA DE PARTICIPAÇÃO)


No corpo do email deve constar o nome completo do participante e número de CPF, bem como a categoria de participação escolhida e o comprovante de pagamento digitalizado.


DADOS BANCÁRIOS

Agência 1484-2

Conta corrente 36453-3

Banco do Brasil




Comissão organizadora


Profª. Drª. Maria Cleci Venturini (DELET – Campus Santa Cruz, Guarapuava e PPGL/SC)

Profª. Drª. Loremi Loregian-Penkal (DELET/Irati e PPGL –SC)

Profª. Drª. Luciane Trennephol da Costa (DELET – Campus de Irati)

Profª. Drª. Luciane Baretta (DELET – Campus Santa Cruz, Guarapuava e PPGL/SC)

Profª. Drª. Claudia Maris Tullio (DELET- Guarapuava)

Profª. Drª. Marcela de Freitas Ribeiro Lopes (DELET – Irati)

Profª. Drª. Denise Gabriel Witzel (DELET – Campus Santa Cruz, Guarapuava e PPGL/SC)

Prof. Dr. Rodrigo Augusto Kovalski (DELET –Irati)

Profª. Drª. Célia B. Fernandes (DELET - Campus Santa Cruz, Guarapuava e PPGL)

Profª.Drª. Lídia Stutz(DELET – Campus Santa Cruz, Guarapuava e PPGL)

Prof. Dr. Edson Santos Silva (DELET/Irati e PPGL)

Circulares

Para acessar a primeira circular Clique aqui.


Para acessar a segunda circular Clique aqui.

Sobre a Unicentro

A Unicentro é uma das mais jovens Universidades do Estado do Paraná. Ela surgiu no ano de 1990 da fusão de duas Faculdades: a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarapuava – Fafig e a Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Irati – Fecli.
A partir do ano de 1997, após concluído seu processo de reconhecimento a instituição iniciou seu processo de expansão, implantando novos cursos em diversas áreas do conhecimento, contanto, atualmente, com 38 cursos de graduação, diversos cursos de pós-graduação em nível de especialização lato sensu e 21 programas stricto sensu, sendo 16 mestrados e 5 doutorados.
Instalada na região central do Estado, a Unicentro conta com mais de cinqüenta municípios em sua região da abrangência, compreendendo uma população de mais de 1 milhão de habitantes, para os quais oferece, além das oportunidades de formação superior com cursos de graduação e de pós-graduação, uma variada gama de serviços que propiciam maior desenvolvimento regional. Além disso, com a expansão de ofertas pela modalidade de Educação a Distância, a universidade atinge quase que a totalidade da região do Paraná com seus polos.
O processo de consolidação da Unicentro está em pleno desenvolvimento, o que se evidencia tanto pelo reconhecimento da comunidade que a procura, como pelo reconhecimento dos órgãos oficiais encarregados da gestão das políticas de Ensino Superior no País.
          Acesse o tour virtual e conheça nosso campus: https://www3.unicentro.br/tour/santacruz/ 




Unicentro Campus Santa Cruz




Fonte: https://www3.unicentro.br/sobre/

Sobre o homenageado

Luiz Antônio Marcuschi, professor titular na Universidade Federal de Pernambuco, uma das principais referências na Linguística Brasileira. O professor falecido no dia 07 de setembro de 2016, no Recife, fez parte de pesquisas que congregaram grupos e nomes ligados à Linguística, dentre esses projetos, destacamos o Projeto NURC (Norma Urbana Linguística Culta), iniciado em 1969, com o objetivo inicial de documentar e estudar a norma culta falada em cinco capitais brasileiras. Trata-se de um projeto nacional, cujo acervo tem sido utilizado em pesquisas e, especialmente, para a organização da “Gramática do Português Falado” e o estudo das normas que regem a fala, incluindo diferenças entre a fala e a escrita. Além de tudo, Marcuschi nasceu no sul do Brasil, mas essa não é e nem poderia ser, a principal razão de nossa homenagem.

Curso livre Marcuschi

Para efetuar a inscrição no Curso livre Marcuschi, preencha o formulário por meio do endereço abaixo: 

https://goo.gl/forms/p84pfq0rCuB7R6KC3


Normas para Anais

Passo a passo para a postagem dos artigos que irão compor os anais do evento:

1º Realizar o login e entrar no seu perfil na página do evento;
2º Estando no seu perfil, clicar no campo "Submissões" localizado no item Ações de Participantes;
3º Após clicar, estará na janela no campo submissões, neste clique no botão localizado no canto superior direito, intitulado "Nova Submissão";
4º Nesta nova janela do campo Submissão, preencha os dados solicitados, ao final anexe seu arquivo do artigo, o qual quer que conste nos anais do evento. Lembrando que este arquivo deverá estar em .pdf e a construção do mesmo deve ter seguido as especificações exigidas pelo site, para que o artigo possa compor os anais do evento. Após preencher os campos solicitados e anexar seu artigo, clique no botão superior direito "Salvar".
Pronto. Feito estas ações seu arquivo foi direcionado para avaliação para compor os Anais do XIII Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul - CELSUL. Lembrando que a data limite para envio dos artigos é dia 15/12. 

Qualquer dúvida, favor entrar em contato com os responsáveis pelos anais do evento.
 

Os organizadores do XIII Celsul solicitam que sejam seguidas rigorosamente as normas para publicação dos textos completos nos Anais. 

Normas para artigos completos em Anais

Modelo de artigo completo para Anais

Normas para apresentação

Para fazer o download do modelo para apresentação clique aqui.


Normas para submissão


Instruções gerais

 
1. Cada participante poderá inscrever-se em uma modalidade, individual ou coautoria. Será exigida a presença de pelo menos um dos autores para apresentação do trabalho;


2. O mesmo trabalho não poderá ser submetido para apresentação em mais de uma modalidade ou eixo temático;


3. Todos os autores e coautores constantes do trabalho deverão realizar inscrição no evento e efetuar o pagamento da inscrição para submissão do trabalho;


4. As inscrições deverão ser realizadas on-line. Os participantes deverão clicar no botão "Inscreva-se!" e preencher as informações solicitadas no site do evento e, caso desejem submeter trabalho, devem anexar o resumo salvo em arquivo .doc ou .docx;


5. O pagamento da inscrição deverá ser feito por meio de depósito na Ag. 1484-2, CC 36453-3, Banco do Brasil . O comprovante de depósito digitalizado deverá ser enviado para e-mail da secretaria do CELSUL, biênio 2017-2018 (celsulunicentro@gmail.com);


6. Uma vez aceito o trabalho pelo comitê científico, o participante receberá, no e-mail informado na ficha de inscrição, a carta de aceite com o dia e horário de apresentação.


7. Não será permitida qualquer alteração nos dias e horários da programação;


8. Após o recebimento da carta de aceite, o participante deverá fazer o pagamento da inscrição, conforme a modalidade e o período. Não haverá devolução do valor da inscrição caso o participante esteja ausente no dia da sua apresentação;


9. Caso de o resumo não seja aceito em nenhuma das modalidades de apresentação de trabalhos, o participante estará automaticamente inscrito apenas como ouvinte;


10.
Serão emitidos certificados individuais pela participação dos inscritos, efetivamente presentes no evento, mediante assinatura de presença que ateste a apresentação dos trabalhos nas modalidades específicas. 

Sobre Guarapuava

Localizada no centro-sul do estado do Paraná, Guarapuava está no trajeto entre a cidade de Curitiba e Foz do Iguaçu, nas margens da BR 277, principal Rodovia do Mercosul, que liga o Porto de Paranaguá ao Paraguai e à Argentina.

Guarapuava se consolida como pólo referência em educação de nível superior. Juntas, a Unicentro, Faculdades Guarapuava, Faculdades Guiaracá e a Faculdade Campo Real, ofertam mais de 70 cursos de graduação, 45 cursos de pós-graduação e mestrado.

Com 200 anos de história, Guarapuava é um lugar perfeito para aprender muito da história do nosso país e desfrutar das belezas naturais que a cidade oferece.

A cidade conta com belíssimos parques, praças, casarões antigos, igrejas e capelas, além de um museu, que registra a colonização da região e do estado.

Em uma área de preservação, localizada a 46 quilômetros da cidade, está o Parque Municipal São Francisco da Esperança, com uma das maiores saltos do Brasil. Os 196 metros de queda d’água livre se encontram no centro de um belíssimo cânion, coberto de vegetação, e frondosos pinheiros araucária.

Fonte: http://www.guarapuava.pr.gov.br/turista/sobre-guarapuava/



Hospedagem

Adria Hotel

Rua Vicente Machado, 1758. Centro.

Fone: (42) 3623-8131

E-mail: anderson@hoteladria.com.br

Site: www.hoteladria.com.br

 

Atalaia Palace Hotel

Rua XV de Novembro, 3340. Centro.

Fone: (42) 3622-2992

E-mail: atalaia@atalaia hotel.com.br

Site: www.atalaia-hotel.com.br

 

B&N Hotel Express

Av. Manoel Ribas, 4636 – Conradinho

Fone:(42) 3035-2244

E-mail: hotebn@bol.com.br

Site: www.bnhotel.com.br

 

Grande Hotel Guarapuava

Rua XV de Novembro, 7386. Centro.

Fone: (42) 3623-2311

E-mail:grandehotel@grandehotelguarapuava.com

Site: www.grandehotelguarapuava.com.br

 

Hotel Guairacá

Rua Alcindo de Matos, 230 – BR 277.

Fone: (42) 3629-3620

 

Hotel Kuster Guarapuava 

Rua Presidente Getúlio Vargas, 1635. Centro.

Fone: (42) 3622-2530

E-mail: reservas@hotelkuster.com.br

Site: http://hotelkuster.com.br

 

Hotel Libra

Rua Azevedo Portugal, 957. Centro.

Fone: (42) 3623-6537

E-mail: hoitellibra@hotmail.com

Site: www.librahotel.com.br

 

Hotel Lorenzetti

Rua Profa Carlita G. Pupo, 495.

Fone: (42) 6324-6408

E-mail: hotel-lorenzetti@hotmail.com

 

Hotel Princesa

Rua Vicente Machado, 1800. Centro.

Fone: (42) 3623-2296

 

Hotel Puava

Rua Pedro Alves, 1083. Centro.

Fone: (42) 3623-6065

E-mail: hpuava@hotmail.com

Site: www.hotelpuava.com.br

 

Hotel San Marino

Rua Inácio Karpinski, 899. Bonsucesso.

Fone: (42) 3624-3200

Email: sanmarinohotel@almix.com.br

 

Hotel São Marcos

Avenida Manoel Ribas, 4112. Conradinho.

Fone: (42) 3624-2255

 

Hotel Soledade

Rod BR 277 Km 358.

Fone: (42) 3624-2112

 

Hotel Souza

Rua Barão do Rio Branco, 912. Centro.

Fone: (42) 3623-2137

Email: taniamaradp@gmail.com


                

Contato

  

Te

Facebook: https://www.facebook.com/xiiicelsul/


E-mail: celsulunicentro@gmail.com


Telefone para contato:(42) 3621-1217

Eleição da nova diretoria

Assembleia Geral do XIII CELSUL


Informamos que, durante a Assembleia Geral do XIII Encontro do CELSUL, que será realizada no dia 06 de novembro de 2018, às 17h00min, acontecerá a eleição da nova diretoria para o biênio 2019-2020. Conforme o Estatuto do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul:

- A diretoria deve estar vinculada a uma universidade localizada no sul do Brasil;

- A diretoria deverá ser composta por um Presidente, um Vice-Presidente, um Secretário Geral e um Tesoureiro. Na composição da Diretoria, devem ser eleitos, também, um suplente para o cargo de Secretário Geral e um para o cargo de Tesoureiro;

- Todos os membros da diretoria devem ter participado, no mínimo, dos dois últimos encontros.

Para se candidatarem à próxima diretoria do CELSUL, os proponentes interessados devem escrever carta propondo a candidatura e nela deve constar o seu Plano de Trabalho. Também deve fazer parte da proposta um documento com assinaturas de todos os futuros membros comprovando sua participação. As cartas devem ser enviadas para o e-mail do CELSUL presidenciacelsul@gmail.com.


O prazo para o recebimento das propostas de candidaturas será 12 de setembro de 2018, às 8 horas.

Divulgaremos as mesmas quando da abertura oficial do XIII Encontro.

Atenciosamente,

Diretoria Celsul Biênio 2017-2018

ANAIS CELSUL 2018

Disponível para Download o Anais Completo do Celsul 2018

Para acessá-lo CLIQUE AQUI

Prazos de inscrições

Categoria Modalidade Prazo de inscrição Preço *
Avaliador Avaliador 20/07/2018 23:59:00 -
OUVINTES OUVINTES 01/11/2018 23:59:00 -
PAINÉIS Trabalhos de mestrandos e doutorandos 15/10/2018 23:59:00 -
SESSÕES DE COMUNICAÇÃO Graduandos e graduados 15/10/2018 23:59:00 -
SIMPÓSIOS Professores universitários e doutores 15/10/2018 23:59:00 -

* O preço de inscrição pode variar com inscrição em atividades.

# Nome do participante
1 SILVIA GUTZEIT BRASIL
2 ANALINE VENÂNCIO TOLDO
3 KLEDIANE REGINA MUSIAL SINHURI
4 INDIAMARA DEITOSS
5 EDUARDA DEITOSS
6 ELIANE PEREIRA
7 RODRIGO CALATRONE PAIVA
8 CAMILA LENHART PINHEIRO
9 ETIMAIRA PAGNUSSATTO BAIFUS
10 CAMILA VESCOVI

SESSÕES DE COMUNICAÇÃO

As comunicações vinculam-se aos eixos temáticos do evento e serão definidas de acordo com número de inscritos em cada eixo temático. Para cada sessão de comunicação haverá um coordenador, ao qual cabe selecionar os trabalhos submetidos e organizar as apresentações. Haverá seis participantes em cada sessão os quais 10 minutos para apresentar sua pesquisa e mais 5 minutos para discussões. As normas de formatação dos resumos são as seguintes: Título: Em caixa alta, negrito, centralizado, Times New Roman, Tamanho 12. Nome do(s) autor(es): Uma linha abaixo do título, o(s) nome(s) do(s) autor(es) centralizado(s). Entre parênteses, a sigla da instituição de origem. Resumo: Uma linha abaixo do(s) nome(s) do(s) autor(es), escrito em Times New Roman, corpo 12, espaçamento simples, sem espaçamento entre parágrafos, contendo entre 350 e 500 palavras. O resumo deve apresentar a proposta de trabalho, a qual perspectiva teórica, o referencial teórico, a metodologia/dispositivo de análise, os resultados e conceitos-chave mobilizados e as referências bibliográficas. Palavras-chave: de 3 a 5 palavras-chave separadas por ponto e vírgula. Formato do arquivo: Word

Modelo de submissão

Baixe o arquivo modelo

PAINÉIS

Os painéis vinculam-se aos eixos temáticos do evento e serão definidos de acordo com número de inscritos em cada eixo temático. Para cada painel haverá um coordenador, ao qual cabe selecionar os trabalhos submetidos e organizar a sessão de apresentações. Haverá seis participantes em cada painel, os quais 15 minutos para apresentar sua pesquisa e mais 5 minutos para discussões. As normas de formatação dos resumos são as seguintes: Título: Em caixa alta, negrito, centralizado, Times New Roman, Tamanho 12. Nome do(s) autor(es): Uma linha abaixo do título, o(s) nome(s) do(s) autor(es) centralizado(s). Entre parênteses, a sigla da instituição de origem. Resumo: Uma linha abaixo do(s) nome(s) do(s) autor(es), escrito em Times New Roman, corpo 12, espaçamento simples, sem espaçamento entre parágrafos, contendo entre 350 e 500 palavras. O resumo deve apresentar a proposta de trabalho, a qual perspectiva teórica, o referencial teórico, a metodologia/dispositivo de análise, os resultados e conceitos-chave mobilizados e as referências bibliográficas. Palavras-chave: de 3 a 5 palavras-chave separadas por ponto e vírgula. Formato do arquivo: Word

Modelo de submissão

Baixe o arquivo modelo

SIMPÓSIOS

Os simpósios estão vinculados aos eixos temáticos. O número de simpósios será definido de acordo com o número de inscritos em cada eixo temático. Para cada simpósio haverá um coordenador convidado, o qual será responsável pela seleção dos trabalhos submetidos. O simpósio terá até seis participantes, incluindo o coordenador e cada participante terá 15 minutos para expor sua pesquisa e cinco minutos para discussão. Os participantes que desejarem submeter trabalho na modalidade simpósio devem submeter resumos, atendendo às seguintes normas: Título: Em caixa alta, negrito, centralizado, Times New Roman, Tamanho 12. Nome do(s) autor(es): Uma linha abaixo do título, o(s) nome(s) do(s) autor(es) centralizado(s). Entre parênteses, a sigla da instituição de origem. Resumo: Uma linha abaixo do(s) nome(s) do(s) autor(es), escrito em Times New Roman, corpo 12, espaçamento simples, sem espaçamento entre parágrafos. O resumo deve ter entre 500 e 700 palavras e apresentar a proposta de trabalho, a perspectiva teórica, o referencial teórico, a metodologia/dispositivo de análise, os resultados e os conceitos-chave mobilizados e as referências as referências bibliográficas. Palavras-chave: de 3 a 5 palavras-chave separadas por ponto e vírgula. Formato do arquivo: Word

Modelo de submissão

Baixe o arquivo modelo

ANAIS COMPLETO PARA PUBLICAÇÃO

Submissão de Anais, texto completo para publicação.

Modelo de submissão

Baixe o arquivo modelo