
VIII Congresso de Estudos sobre Organizações e Controladoria (CEOC)
O evento propõe o fortalecimento de redes de colaboração, troca de experiências e disseminação de práticas inovadoras em gestão, turismo e finanças coletivas.
Inscreva-se!Menu do eventoATENÇÃO PARA INSCRIÇÔES
Para efetuarem suas inscrições deverão:
Fazer o cadastro no SGE (caso o participante ainda não tenha).
Logar no sistema e procurar pelo evento.
Efetuem sua inscrição escolhendo o Câmpus – Irati ou Prudentópolis – e a categoria desejada: Apresentador de Trabalhos, Participante/Ouvinte ou
Professores.
Após a inscrição, deverão clicar na opção – Boletos e guias de pagamento – Clique aqui para emitir e, na sequência, gerar o boleto para pagamento.
SUBMISSÃO DE TRABALHOS
Artigo Completo
Prazo: 13/10/2025
Baixe aqui o modelo
Resumo Expandido - Pesquisa concluída
Prazo: 13/10/2025
Baixe aqui o modelo
Resumo Expandido - Pesquisa em andamento
Prazo: 13/10/2025
Baixe aqui o modelo
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Os trabalhos científicos (artigos completos e resumos expandidos) para avaliação deverão ser submetidos exclusivamente pela Internet, até as 23:59 (horário oficial de Brasília) do dia 13/10/2025.
Antes da submissão, o primeiro autor deve estar cadastrado no sistema.
Após o cadastro, o autor no seu login poderá submeter o trabalho por meio do link “Submissão de Trabalho”, obedecendo às normas específicas para cada tipo de trabalhos.
O arquivo de submissão do artigo, ou do resumo expandido deve estar no formato “PDF”. Os autores devem seguir os MODELOS definidos pelo evento.
Cada autor poderá submeter até três trabalhos, independentemente da modalidade (resumo expandido e/ou artigo). O número máximo de autores nos trabalhos é cinco.
É importante observar as instruções de formato dos trabalhos, pois TRABALHOS QUE NÃO ATENDEREM AOS MODELOS E A FORMATAÇÃO EXIGIDA NÃO SERÃO ACEITOS.
PREMIAÇÃO DE TRABALHOS
Regulamento de Premiação dos Melhores Trabalhos – VIII CEOC (2025)
Cooperação em Foco: Estratégias Sustentáveis no Cooperativismo e Associativismo
1. Objetivo
Reconhecer e incentivar a excelência e a qualidade dos trabalhos científicos apresentados durante o VIII Congresso de Estudos sobre Organizações e Controladoria – CEOC.
2. Base de Avaliação
A nota final utilizada para classificação será calculada a partir da média ponderada das notas atribuídas em cada critério de avaliação.
Os avaliadores atribuirão notas de 0,0 a 10,0 nos seguintes critérios:
-
Clareza
-
Relevância
-
Consistência
-
Correção
-
Formatação
Observação: Caso o trabalho tenha passado por reformulação a pedido dos avaliadores, a nota final será obtida pela média simples das avaliações realizadas.
3. Critérios de Elegibilidade e Seleção
A premiação será destinada exclusivamente à modalidade de Artigo Completo.
A seleção seguirá as seguintes etapas:
-
Seleção Inicial: serão classificados os 10 melhores trabalhos de cada campus, conforme as notas finais de avaliação.
-
Classificação Final: dentre esses 10 trabalhos, uma comissão específica realizará nova avaliação para definir os três primeiros colocados.
4. Premiação
A entrega da premiação ocorrerá durante a Palestra de Abertura do VIII CEOC, no dia 28 de outubro de 2025.
Serão concedidos os seguintes prêmios aos melhores trabalhos de cada campus:
-
🥇 1º lugar: Certificado de premiação e indicação para submissão à Revista de Estudos sobre Organizações e Controladoria (REOC).
-
🥈 2º lugar: Certificado de premiação.
-
🥉 3º lugar: Certificado de premiação.
DO EVENTO
O VIII Congresso de Estudos sobre Organizações e Controladoria (CEOC) responde a uma importante demanda no meio acadêmico e na sociedade em que está inserido, ao propor um espaço voltado à discussão e ao entendimento sobre as relações entre o ambiente organizacional, os mecanismos de controle e gestão, e suas interações com o meio social.
O evento será realizado entre os dias 28 a 30 de outubro de 2025, simultaneamente, nos Câmpus de Irati e Prudentópolis, contando com palestras, minicursos e apresentações de trabalhos científicos.
Nesta edição, o CEOC traz como tema central “Cooperação em Foco: Estratégias Sustentáveis no Cooperativismo e Associativismo”, reconhecendo a importância crescente dessas formas organizacionais coletivas no enfrentamento de desafios econômicos, sociais e ambientais contemporâneos.
Cooperativas e associações têm se consolidado como instrumentos eficazes de organização produtiva, de geração de renda e de fortalecimento comunitário, especialmente em contextos de vulnerabilidade ou de busca por alternativas sustentáveis ao modelo empresarial tradicional.
OBJETIVOS
Objetivo Geral:
Discutir e promover o papel estratégico do cooperativismo e do associativismo como instrumentos de desenvolvimento sustentável e inclusão socioeconômica, integrando perspectivas das áreas de Administração, Turismo e Ciências Contábeis. O evento visa estimular o intercâmbio de conhecimentos teóricos e práticos, fortalecer redes de colaboração entre profissionais e estudantes, e fomentar soluções inovadoras para gestão, promoção de destinos turísticos e organização financeira de empreendimentos coletivos.
Objetivos Específicos:
a) Analisar modelos de gestão aplicados em cooperativas e associações, destacando práticas de governança, planejamento estratégico e viabilidade econômica sob a ótica da Administração e da Contabilidade.
b) Discutir o papel do cooperativismo e do associativismo no fortalecimento do turismo local e sustentável, com ênfase na valorização de comunidades tradicionais, circuitos turísticos integrados e geração de renda coletiva.
c) Capacitar os participantes quanto aos aspectos legais, tributários e financeiros que envolvem a criação e manutenção de cooperativas e associações, promovendo a transparência e a sustentabilidade econômico-financeira dessas organizações.
d) Refletir sobre o papel da universidade, dos cursos e dos setores acadêmicos na promoção de práticas organizacionais consistentes no âmbito do cooperativismo e do associativismo, fortalecendo a articulação entre o conhecimento científico e as demandas sociais.
e) Estimular o protagonismo estudantil e docente em ações que contribuam para a criação, gestão e aprimoramento de empreendimentos coletivos, com ênfase na inovação, transparência, viabilidade econômica e responsabilidade social.
GRUPOS DE TRABALHOS - GTs
GT 1 – Análise e Gestão de Custos e de Riscos
Estudos que promovam o debate sobre teorias, princípios e métodos de custeio para avaliação de estoques, mensuração do resultado contábil e econômico no processo decisório das organizações. Fundamentos e técnicas de formação de preços e análise e avaliação de riscos.
GT 2 – Empreendedorismo
Estudos sobre tipologias e características do empreendedorismo. Tipologia e perfil empreendedor. Índices de empreendedorismo no Brasil. Intraempreendedorismo. Processo Empreendedor. Plano de Negócios. Formas de fomento ao empreendedorismo. Viabilidades em novos negócios.
GT 3 – Contabilidade, Finanças Públicas e Planejamento Governamental
Estudos sobre os princípios, fundamentos e procedimentos da contabilidade gerencial. Discussões sobre o controle gerencial, os processos de mudança, adaptação, conflitos e as relações de poder nas organizações. Pesquisas relacionadas: a contabilidade pública, a composição e execução das finanças públicas, as análises envolvendo o desempenho orçamentário e financeiro dos entes públicos e seus reflexos sobre a execução patrimonial e as demonstrações e demonstrativos contábeis dos entes públicos e suas estruturas administrativas (União, Estados, Distrito Federal e Municípios).
GT 4 – Finanças Corporativas
Estudos que promovam reflexões sobre fundamentos teóricos e práticos das finanças corporativas, teoria das Finanças, decisões financeiras, decisões de investimento, decisões de financiamento e decisão de distribuição de dividendos e capital de giro.
GT 5 – Controladoria e Gestão Orçamentária e Financeira
Estudos que resgatem um debate em torno da Controladoria com aspectos científico-conceitual, procedimentos, funções e instrumentos, bem como, objetivos, posição hierárquica e organização interna.
GT 6 – Estudos Organizacionais
Estudos que reforcem o debate, crítico ou não, de concepções teóricas e metodológicas sobre as organizações, os atores sociais, estrutura e dinâmica organizacional. Reflexões acerca do papel das organizações, limites e implicações. Formas alternativas de gestão e organização.
GT 7 – Gestão e Avaliação de Instituições Públicas e Privadas
Estudos que promovam o entendimento da dinâmica da gestão das organizações públicas e privadas e suas implicações para a sociedade, além da avaliação do impacto de atores institucionais na gestão organizacional.
GT 8 – Gestão Rural, Cooperativismo e Agronegócio
Estudos que resgatem um debate a respeito da gestão rural em suas dimensões institucionais e organizacionais. Investiga-se os fenômenos relativos às organizações individuais e coletivas pertencentes ao cooperativismo e agronegócio, sob as temáticas, entre outras, de gestão, estratégia, inovação, desempenho.
GT 9 – Inovação, Tecnologia e Sistemas de Informações Gerenciais
Estudos que contemplem debates sobre inovação, tecnologia e sistemas de informações gerenciais considerando, conceitos, ferramentais, práticas e procedimentos aplicados ao contexto organizacional.
GT 10 – Sustentabilidade e Meio Ambiente
Estudos com foco em sustentabilidade, suas transformações e contextos contemporâneos. Papel dos atores sociais nos debates acerca das dimensões ambiental, social e econômica. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS.
GT 11 - Turismo e Organizações
Estudos que explorem as relações entre turismo, gestão e desenvolvimento organizacional, considerando o papel de cooperativas, associações, empresas e instituições públicas no fomento a destinos turísticos sustentáveis. Aborda temáticas como planejamento e gestão de destinos, governança no turismo, redes colaborativas, turismo de base comunitária, turismo rural, criatividade e inovação em produtos e serviços turísticos, além da profissionalização do setor.
GT 12 - Extensão Universitária e Impacto Social
Trabalhos que discutam a prática extensionista no ensino superior e seu papel no fortalecimento das relações entre universidade e sociedade. Envolve reflexões sobre projetos de extensão, práticas curriculares, metodologias participativas, produção de conhecimento em conjunto com a comunidade e avaliação do impacto social das ações extensionistas. Também contempla temas como inclusão, desenvolvimento local, educação cidadã e transformação social.
EQUIPE DE EXECUÇÃO
COORDENADOR(A) GERAL
- ALESSANDRO LEPCHAK
COMISSÃO ORGANIZADORA
- ANA LEA MACOHON KLOSOWSKI
- CESAR RENATO FERREIRA DA COSTA
- EDELCIO JOSE STROPARO
- EDSON ROBERTO MACOHON
- FLAVIO RIBEIRO
- JULIANO DE MACEDO
- MARICLÉIA APARECIDA LEITE NOVAK
- MARLI KUASOSKI
- TELMA REGINA STROPARO
- YASKARA MAX RAIMUNDO FEGERT
- WILLSON GERIGK
MINICURSOS
Prazos de inscrições
Categoria | Modalidade | Prazo de inscrição | Preço * |
---|---|---|---|
Apresentador de Trabalho | Modalidade | 13/10/2025 23:59:00 | R$30,00 |
Participante (Ouvinte) | Modalidade | 23/10/2025 23:59:00 | R$30,00 |
Professores | Modalidade | 23/10/2025 23:59:00 | R$30,00 |
* O preço de inscrição pode variar com inscrição em atividades.
Palestras
Título | ||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Palestra de abertura | ||||||||||||
DescriçãoLocal de realizaçãoCâmpus de Irati - - Câmpus de Irati Datas e horários
| ||||||||||||
Palestra de abertura | ||||||||||||
DescriçãoLocal de realizaçãoCâmpus Avançado de Prudentópolis - - Auditório São José Datas e horários
|
Minicursos
Título | ||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
EDC (Economia de Comunhão) | ||||||||||||
DescriçãoO minicurso pretende apresentar a EDC (Economia de Comunhão), seus objetivos, seus princípios e fundamentos. A EDC foi fundada no Brasil por Chiara Lubich em maio de 1991, em São Paulo, Brasil, com o objetivo de reduzir a desigualdade social e promover uma economia baseada na fraternidade e reciprocidade, em vez de apenas no lucro. A EDC atua em mais de 150 países e tem mais de 850 empresas que atuam nesta perspectiva econômica. Local de realizaçãoCâmpus de Irati - - Sala de aula Datas e horários
| ||||||||||||
EDC (Economia de Comunhão) | ||||||||||||
DescriçãoO minicurso pretende apresentar a EDC (Economia de Comunhão), seus objetivos, seus princípios e fundamentos. A EDC foi fundada no Brasil por Chiara Lubich em maio de 1991, em São Paulo, Brasil, com o objetivo de reduzir a desigualdade social e promover uma economia baseada na fraternidade e reciprocidade, em vez de apenas no lucro. A EDC atua em mais de 150 países e tem mais de 850 empresas que atuam nesta perspectiva econômica. Local de realizaçãoCâmpus Avançado de Prudentópolis - Sala de aula - Colégio São José Datas e horários
| ||||||||||||
Empregabilidade em Cooperativas de Crédito: oportunidades, habilidades e estratégias para se destacar | ||||||||||||
DescriçãoO minicurso abordará o mapeamento das oportunidades em cooperativas de crédito que atuam na região, destacando os cargos mais ofertados e as possibilidades de inserção profissional. Serão apresentadas orientações sobre o processo de seleção, desde a construção de um perfil competitivo nos portais de vagas até as etapas de entrevista e contratação, acompanhadas de exemplos práticos e reais. Também serão discutidas as principais habilidades exigidas para o exercício das funções no segmento, evidenciando aspectos técnicos e comportamentais essenciais ao desenvolvimento da carreira. A proposta é capacitar os participantes a identificar oportunidades, alinhar suas competências e ampliar suas chances de inserção e crescimento em um setor em constante expansão. Local de realizaçãoCâmpus de Irati - - Sala de aula Datas e horários
| ||||||||||||
Empregabilidade em Cooperativas de Crédito: oportunidades, habilidades e estratégias para se destacar | ||||||||||||
DescriçãoO minicurso abordará o mapeamento das oportunidades em cooperativas de crédito que atuam na região, destacando os cargos mais ofertados e as possibilidades de inserção profissional. Serão apresentadas orientações sobre o processo de seleção, desde a construção de um perfil competitivo nos portais de vagas até as etapas de entrevista e contratação, acompanhadas de exemplos práticos e reais. Também serão discutidas as principais habilidades exigidas para o exercício das funções no segmento, evidenciando aspectos técnicos e comportamentais essenciais ao desenvolvimento da carreira. A proposta é capacitar os participantes a identificar oportunidades, alinhar suas competências e ampliar suas chances de inserção e crescimento em um setor em constante expansão. Local de realizaçãoCâmpus Avançado de Prudentópolis - Sala de aula - Colégio São José Datas e horários
| ||||||||||||
Fundos de Investimento na Prática | ||||||||||||
DescriçãoFundos de Investimento na Prática: Da Terra à Infraestrutura e Participações. Fundos de Investimento Imobiliário, Fundos das Cadeias Produtivas do Agronegócio, Fundos Incentivados de Investimento em Infraestrutura e Fundos de Investimento em Participações em Infraestrutura. Obs: necessário uso de computador pessoal (notebook) Local de realizaçãoCâmpus de Irati - - Sala de aula Datas e horários
| ||||||||||||
Fundos de Investimento na Prática | ||||||||||||
DescriçãoFundos de Investimento na Prática: Da Terra à Infraestrutura e Participações. Fundos de Investimento Imobiliário, Fundos das Cadeias Produtivas do Agronegócio, Fundos Incentivados de Investimento em Infraestrutura e Fundos de Investimento em Participações em Infraestrutura. Obs: necessário uso de computador pessoal (notebook) Local de realizaçãoCâmpus Avançado de Prudentópolis - Sala de aula - Colégio São José Datas e horários
| ||||||||||||
Gestão Tributária: Novos Cenários da Reforma Tributária e Declaração de IR Rural | ||||||||||||
DescriçãoCom uma linguagem prática e acessível, este minicurso tem como objetivo orientar estudantes sobre as principais regras e procedimentos para a correta elaboração da Declaração de Imposto de Renda da Atividade Rural. Durante o encontro, serão abordados conceitos fundamentais, obrigatoriedade de entrega e formas de apuração do resultado da atividade rural. Além disso, será apresentado um panorama dos principais pontos da Reforma Tributária em andamento no Brasil: as alterações gerais previstas na tributação sobre o consumo e seus reflexos específicos para os produtores rurais, bem como os impactos esperados para o cooperativismo e o associativismo no setor agropecuário. Obs: levar notebook com o programa da Declaração de IRPF 2025 já instalado. https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/centrais-de-conteudo/download/pgd/dirpf Local de realizaçãoCâmpus de Irati - - Sala de aula Datas e horários
| ||||||||||||
Gestão Tributária: Novos Cenários da Reforma Tributária e Declaração de IR Rural | ||||||||||||
DescriçãoCom uma linguagem prática e acessível, este minicurso tem como objetivo orientar estudantes sobre as principais regras e procedimentos para a correta elaboração da Declaração de Imposto de Renda da Atividade Rural. Durante o encontro, serão abordados conceitos fundamentais, obrigatoriedade de entrega e formas de apuração do resultado da atividade rural. Além disso, será apresentado um panorama dos principais pontos da Reforma Tributária em andamento no Brasil: as alterações gerais previstas na tributação sobre o consumo e seus reflexos específicos para os produtores rurais, bem como os impactos esperados para o cooperativismo e o associativismo no setor agropecuário. Obs: levar notebook com o programa da Declaração de IRPF 2025 já instalado. https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/centrais-de-conteudo/download/pgd/dirpf Local de realizaçãoCâmpus Avançado de Prudentópolis - Sala de aula - Colégio São José Datas e horários
| ||||||||||||
IA Aplicada: Transformando Ideias em Agentes Inteligentes para Negócios | ||||||||||||
DescriçãoQue tal mergulhar no futuro agora mesmo? �� Neste minicurso você vai descobrir, de forma simples e prática, como criar agentes de inteligência artificial que podem atender pessoas, vender produtos e até turbinar a gestão de um negócio. Imagine aprender, em poucas horas, como criar agentes de inteligência artificial capazes de atender clientes, vender produtos e otimizar processos — tudo de forma prática, acessível e conectada com o futuro dos negócios. �� Neste minicurso, você vai descobrir como a IA já está transformando empresas de turismo, administração e contabilidade, e como você também pode usar essa tecnologia para inovar, ganhar tempo e se destacar no mercado. Nada de teoria distante: vamos mostrar, na prática, como construir agentes inteligentes que podem ser aplicados no seu dia a dia profissional, despertando ideias e oportunidades que você ainda nem imaginava. Local de realizaçãoCâmpus de Irati - - Sala de aula Datas e horários
| ||||||||||||
IA Aplicada: Transformando Ideias em Agentes Inteligentes para Negócios | ||||||||||||
DescriçãoQue tal mergulhar no futuro agora mesmo? �� Neste minicurso você vai descobrir, de forma simples e prática, como criar agentes de inteligência artificial que podem atender pessoas, vender produtos e até turbinar a gestão de um negócio. Imagine aprender, em poucas horas, como criar agentes de inteligência artificial capazes de atender clientes, vender produtos e otimizar processos — tudo de forma prática, acessível e conectada com o futuro dos negócios. �� Neste minicurso, você vai descobrir como a IA já está transformando empresas de turismo, administração e contabilidade, e como você também pode usar essa tecnologia para inovar, ganhar tempo e se destacar no mercado. Nada de teoria distante: vamos mostrar, na prática, como construir agentes inteligentes que podem ser aplicados no seu dia a dia profissional, despertando ideias e oportunidades que você ainda nem imaginava. Local de realizaçãoCâmpus Avançado de Prudentópolis - Sala de aula - Colégio São José Datas e horários
| ||||||||||||
Inteligência Artificial em Finanças: aplicações, desafios e futuro profissional | ||||||||||||
DescriçãoO minicurso apresentará conceitos básicos de Inteligência Artificial e suas aplicações nas finanças, destacando automação de rotinas, apoio à tomada de decisão, atendimento a clientes e geração de relatórios. Serão discutidos impactos éticos, desafios de adaptação e o futuro das carreiras financeiras com IA, além de atividades práticas guiadas e espaço para debate. Obs: necessário uso de computador pessoal (notebook) Local de realizaçãoCâmpus Avançado de Prudentópolis - Sala de aula - Colégio São José Datas e horários
| ||||||||||||
Inteligência Artificial em Finanças: aplicações, desafios e futuro profissional | ||||||||||||
DescriçãoO minicurso apresentará conceitos básicos de Inteligência Artificial e suas aplicações nas finanças, destacando automação de rotinas, apoio à tomada de decisão, atendimento a clientes e geração de relatórios. Serão discutidos impactos éticos, desafios de adaptação e o futuro das carreiras financeiras com IA, além de atividades práticas guiadas e espaço para debate. Obs: necessário uso de computador pessoal (notebook) Local de realizaçãoCâmpus de Irati - - Sala de aula Datas e horários
| ||||||||||||
Núcleos da Mulher Empreendedora no Cenário Associativista | ||||||||||||
DescriçãoOs Núcleos da Mulher Empreendedora, vinculados às Associações Comerciais e fortalecidos pela FACIAP Mulher e CACESUL Mulher, são espaços que promovem representatividade, capacitação e engajamento das empresárias. Além de fortalecer os negócios femininos, contribuem para o desenvolvimento comunitário por meio da geração de empregos, valorização do comércio local e projetos sociais. Esses núcleos ampliam a participação das mulheres nas decisões associativistas, trazendo diversidade e inovação. Apesar dos desafios, são ferramentas de transformação econômica e social, reafirmando o associativismo como caminho para uma sociedade mais justa e próspera. Local de realizaçãoCâmpus de Irati - - Sala de aula Datas e horários
| ||||||||||||
Núcleos da Mulher Empreendedora no Cenário Associativista | ||||||||||||
DescriçãoOs Núcleos da Mulher Empreendedora, vinculados às Associações Comerciais e fortalecidos pela FACIAP Mulher e CACESUL Mulher, são espaços que promovem representatividade, capacitação e engajamento das empresárias. Além de fortalecer os negócios femininos, contribuem para o desenvolvimento comunitário por meio da geração de empregos, valorização do comércio local e projetos sociais. Esses núcleos ampliam a participação das mulheres nas decisões associativistas, trazendo diversidade e inovação. Apesar dos desafios, são ferramentas de transformação econômica e social, reafirmando o associativismo como caminho para uma sociedade mais justa e próspera. Local de realizaçãoCâmpus Avançado de Prudentópolis - - Colégio São José Datas e horários
| ||||||||||||
ODS construídos na prática, no ambiente das associações e cooperativas comunitárias | ||||||||||||
DescriçãoLocal de realizaçãoCâmpus Avançado de Prudentópolis - Sala de aula - Colégio São José Datas e horários
| ||||||||||||
ODS construídos na prática, no ambiente das associações e cooperativas comunitárias | ||||||||||||
DescriçãoLocal de realizaçãoCâmpus de Irati - - Sala de aula Datas e horários
|
Outros
Título | ||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Debatedor de trabalhos - Câmpus Irati | ||||||||||||
DescriçãoAtividade para os ouvintes que desejam participar das apresentações de trabalhos como debatedores. Local de realizaçãoCâmpus de Irati - - Sala de aula Datas e horários
| ||||||||||||
Debatedor de trabalhos - Câmpus Prudentópolis | ||||||||||||
DescriçãoAtividade para os ouvintes que desejam participar das apresentações de trabalhos como debatedores. Local de realizaçãoCâmpus Avançado de Prudentópolis - - Auditório São José Datas e horários
|