
Wiki
Visualização
Expedidores de certificados
Por determinação regulamentar, os certificados de eventos devem ser expedidos pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec). Assim, a certificação no sistema de eventos foi dividida em duas partes: a formação da lista de certificados (realizada pelo gestor do evento) e a configuração, registro e expedição (realizada pelo expedidor de certificados).
É importante destacar algumas informações sobre a geração de certificados:
- O processo de certificação de participação no evento como ouvinte está diretamente ligado ao controle de frequência (online ou offline). Caso o controle de frequência não seja realizado, a geração automática do certificado com a contabilização das horas não estará disponível. Nesse caso o registro de frequência pode ser feito de forma manual posteriormente ou então a geração dos certificados deverá ser feita pelos gestores um a um.
- A geração de certificados de apresentadores de trabalho depende do processo de submissão/avaliação de trabalhos e somente estará disponível após o processo de avaliação.
- A certificação de participação em atividades fechadas (com controle de vagas) também depende diretamente do controle de frequência nas atividades para que possa ser executada de forma automática (gerando os certificados para todos os participantes da atividade com contabilização de horas mediante a aplicação do modelo).
Configurar, registrar e expedir certificados
Criação da certificação e documento modelo
O primeiro passo para iniciar o processo de certificação deve ser dado pela equipe gestora do evento. É necessário que se defina quais certificações serão concedidas para que na sequência a PROEC faça as atividades de registro e controle para posterior publicação.
Para criar uma nova certificação, no final do menu retrátil lateral à esquerda, acesse Certificados > Certificações e siga os passos abaixo:
1. Clicar no botão "Novo".
Você verá a tela ilustrada abaixo.
O arquivo modelo é inserido no momento da criação da certificação no campo Arquivo.
No arquivo modelo devem constar as informações do evento com o leiaute desejado. É neste arquivo também que deverão ser incluídas as macros (ver glossário) a fim de mesclar as informações do modelo com os dados específicos dos participantes do seu evento, tais como nome, título de trabalho apresentado, carga horária registrada, etc. As macros devem ser inseridas no documento entre chaves { }.
Exemplo: onde você pretende que apareça o nome do participante você deve informar: {cnm_pessoa}. Onde quiser que apareça o título da atividade certificada você deve informar {ctl_atividade}, o título do evento {ctl_evento} e assim por diante. A lista de todas as macros predefinidas você pode acessar pelo botão "Macros disponíveis".
Você pode utilizar os modelos padronizados para a emissão dos seus certificados. Estes modelos já possuem a configuração das macros, o leiaute padrão utilizado pela Unicentro e podem ser acessados na seção Modelos padronizados disponíveis.
Os campos são descritos abaixo:
- Tipo - Existem 4 tipos de certificações:
- Pessoas - Certificação usada para certificar uma pessoa individualmente;
- Autores - Certificação para autores que submeterem algum trabalho no evento;
- Participantes de eventos - Certificação para os participantes do evento;
- Participantes de atividades - Certificação para participantes de atividades ocorridas no evento.
- Descrição - Uma descrição da certificação (Descrição resumida);
- Texto - Descrição detalhada da certificação;
- Regra - Regra predefinida usada para gerar os certificados automaticamente;
- Arquivo - Arquivo modelo do certificado. As macros disponíveis estão listadas em https://evento.unicentro.br/certificacoes/macros;
- Macro Base 1 - Campo para macro base. As macros podem conter informações para as quais não exista uma macro pré-configurada ou que não esteja gravada no evento. Elas funcionam como campos curinga e permitem a inclusão de textos que afetarão todos os certificados. Exemplo: datas de início e fim de uma atividade, pessoas sem cadastro no sistema, etc.
- Macro Base 2 - Campo para macro base;
- Macro Base 3 - Campo para macro base.
Gerar Certificados
Existem duas formas de gerar os certificados:
- Manualmente - Em Certificados -> Certificações em ações clicando no botão "Emitir/Visualizar certificados".
- Automaticamente - Em Certificados -> Certificações em ações clicando no botão "Executar regra", isso depende da regra predefinida cadastrada na certificação.
Ações possíveis para executar as regras e para a publicação de certificados
Da esquerda para a direita:
- Editar: clique para editar detalhes da certificação criada;
- Executar regra: execução automática para a geração dos certificados;
- Copiar: cria uma cópia da certificação com os mesmos parâmetros e arquivo modelo;
- Emitir/visualizar certificados: geração de certificados de forma manual. Utilizado para o tratamento de exceções;
- Relatório: após a geração dos certificados (automática ou manual) exibe relatório de certificados criados;
- Marcar como pronto para publicação: após concluir as atividades de criação e ajustes necessários a certificação pode ser liberada para publicação pela PROEC. Faça isso somente após ter certeza de que todos os ajustes foram feitos e todos os certificados que devem ser publicados estão na lista. Para mais informações sobre essa etapa do processo, entre em contato com a PROEC;
- Remover: remove a certificação completamente. Note que isso afeta todos os certificados gerados por essa regra.
Consulta de certificados
Os certificados após serem publicados ficam disponíveis para consulta pública através da página http://evento.unicentro.br/certificados/localizar
Modelos padronizados disponíveis
Estes são os modelos oferecidos para a geração de certificados com o leiaute padrão utilizado pela instituição. Nos modelos a seguir você encontra as referências (macros) às informações registradas pelo sistema.
Caso queira utilizar um modelo próprio considere que a customização do arquivo ficará a cargo da equipe de coordenação do evento não sendo de responsabilidade da equipe de suporte a eventos da universidade.
É fundamental se certificar com a PROEC quais informações devem constar na versão final do certificado e que deverão ser adicionadas previamente aos modelos disponíveis nos links abaixo.
Modelo de certificado para apresentadores
Modelo de certificado para ouvintes
Modelo de certificado para participantes de atividades (minicursos, oficinas, etc.)
Modelo de certificado para membros da equipe organizadora