XIII Simpósio de Arte

de 11 a 15 de setembro de 2023

Inscreva-se!Menu do evento

Apresentação

                                                              

 
      Em 2023 o Simpósio de Arte chega à sua 13ª (décima terceira) edição e em especial, como parte da comemoração dos 20 anos do Departamento de Arte da Unicentro, com possibilidade de participação presencial ou online. Ao longo de sua história, o curso de Licenciatura em Arte procurou sempre se atualizar de acordo com a demanda local e regional, assim como diante das inovações no campo da Arte internacionalmente. Portanto, a realização do Simpósio de Arte é a principal ação para que esta atualização ocorresse desde o primeiro ano do curso.
  Este evento, em suas doze edições, proporcionou inovação e atualização em relação às produções artísticas, científicas, às demandas educacionais, profissionais assim como no fortalecimento das práticas realizadas na Unicentro, nas instituições parceiras no campo da arte e do ensino na contemporaneidade. Neste sentido, o Simpósio se tornou o maior e mais importante evento de extensão e difusão acadêmica na área de Arte (Música, Teatro, Dança, Artes Visuais e Artes Integradas.) na Unicentro, em Guarapuava e na região.
    Em 2003 foi realizado o I Simpósio de Arte-Educação, de 20 a 24 de outubro de 2003, como primeiro evento de extensão do recém criado Departamento de Arte e envolveu professores e alunos do curso de Arte-Educação na socialização das primeiras produções, com abrangência regional. Este primeiro simpósio teve características interdisciplinares compatíveis não só com o Currículo da Licenciatura Arte-Educação, mas, também, com linhas institucionais de pesquisa, tais como Processos Intersemióticos (que envolvem a integração das linguagens da dança, da música, das artes visuais, do cinema e/ou do teatro na pesquisa e na criação artística), Cultura Contemporânea e Arte-Educação inclusiva.
    Do II ao VII (2004, 2005, 2006, 2007, 2008 e 2009), os Simpósios de Arte-Educação foram eventos de intercâmbio e disseminação de pesquisa do Curso de Arte-Educação da UNICENTRO, cujas atividades envolveram os/as estudantes dos Cursos de Arte-Educação, Letras, Filosofia, Pedagogia e História e professores do Ensino Fundamental e Médio da região de abrangência da UNICENTRO, como também a comunidade em geral. Como intuito, possibilitar estudos e formalizar atividades de produção de conhecimento por meio do intercâmbio entre professores/as, acadêmicos, pesquisadores e artistas, o que resultou  numa melhoria qualitativa, tanto da pesquisa quanto da prática pedagógica em arte.   
     Nos simpósios vindouros (2010, 2012, 2013, 2014 e 2016) foram criadas temáticas específicas. Importa salientar também que no percurso desse evento, paulatinamente ampliou-se a sua duração, como se pode observar:


2003  - de 20 a 24 de outubro;
2004 - de 21 a 23 de setembro;
2005 - 13 a 15 de setembro;
2006 - 19 a 22 de setembro;
2007 - de 18 a 21 de setembro;
2008 - de 23 a 26 de setembro;
2009 - 28 a 30 de setembro e 01 e 02 de outubro;
2010 - 4 a 8 de outubro. Tema: Arte, Atualidade e Ensino;
2012 - 25 a 29 de junho. Tema: Confluências;
2013 - 9 a 13 de setembro. Tema: Espaços de Arte, espaços do saber: ensino da arte na contemporaneidade;
2014 - 8 a 12 de setembro. Tema: Dialogando com as tecnologias;
2016 - 3 a 7 de outubro. Tema: Criatividade & Ludicidade.


    Além dos anais produzidos resultantes  de  cada edição do simpósio, muitos registros em imagem e vídeo foram produzidas e estão disponíveis nos arquivos do DEART, sendo que em 2020 lançamos a Galeria Virtual do DEART, onde estão disponíveis diversos trabalhos artísticos outrora apresentados nos simpósios anteriores https://www3.unicentro.br/galeriavirtual/galeria/
    Importa ressaltar que, desde 2003, o evento proporciona à comunidade acadêmica, artística, educacional e em geral a socialização e produção científica e cultural, qualificando a formação inicial dos acadêmicos do curso de Arte, a formação continuada de professores da Educação Básica e do Ensino Superior e dos artistas da comunidade em torno da Universidade. Durante todos os anos de realização do evento, contamos com diversas parcerias importantes sendo que algumas delas atuarão no planejamento, execução e avaliação da nova edição do Simpósio: Grupo de Pesquisa em Artes - Cnpq, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Cultura, Núcleo Regional de Guarapuava, Departamento de Música da Universidad Autónoma de Madrid, Grupo de Pesquisa em Educação Musical da Universidade Estadual Paulista, Programa de Pós-Graduação em Educação da Unicentro, como também outras entidades governamentais e não-governamentais da região que participam com parcerias a cada edição do evento.

Datas Importantes

7 de junho de 2023: Abertura das inscrições (Ouvinte e/ou Apresentador)                                       

NOVA DATA LIMITE:15 de agosto: Inscrições de propostas de Oficinas nas Áreas de Música, Teatro, Dança, Artes Visuais e Artes Integradas.                

NOVA DATA LIMITE: 20 de agosto: TRABALHOS (Artigos - Comunicações, Resumos expandidos - Pôsteres e/ou Propostas Artísticas nas Áreas de Música, Teatro, Dança, Artes Visuais e Artes Integradas.) 

20 de agosto de 2023: Divulgação dos aprovados nas Propostas de OFICINAS

De 20 de agosto a 06 de setembro de 2023: Período para que os participantes do evento se inscrevam nas OFICINAS ofertadas.

NOVA DATA LIMITE: 30 de agosto de 2023: Divulgação dos aprovados com TRABALHOS (artigos - comunicações, resumos expandidos - pôsteres e propostas artísticas)

06 de setembro de 2023: Data limite para inscrições de OUVINTES nas OFICINAS.

08 de setembro de 2023: Divulgação da programação completa (com horários de cada Comunicação e Apresentação Artística)


05, 06 e 08 de setembro de 2023: Pré-evento com oficinas das convidadas Raquel Pastor e Ángela Morales

11 a 15 de setembro de 2023: XIII Simpósio de Arte: Percursos

                                                                   

Convidados Confirmados

Marisa Trench de Oliveira Fonterrada

Tem graduação em Música (Bacharelado) pela Universidade São Judas Tadeu (1977), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991), doutorado em Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e é Professora Livre-Docente em Técnicas de Musicalização pelo Instituto de Artes da UNESP. Atualmente é aposentada do Instituto de Artes da UNESP, trabalhando como voluntária no Programa de Pós-graduação em Música - Mestrado e Doutorado. Coordenadora da ETEC de Artes do Centro de Educação Tecnológica "Paula Souza", da Secretaria de Estado do Desenvolvimento de São Paulo, em 2008 e 2009. Coordenadora do G-pem, Grupo de Pesquisa em Educação Musical desde 1997. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: educação musical, música, canto coral, ecologia acústica e a disciplina Arte no ensino fundamental, médio e superior. 


Cecilia Almeida Salles


Tem graduação em Lingua e literatura inglesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1976), mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos de Línguas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981) e doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos de Línguas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990). Atualmente faz pós-doutorado no Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicação e Artes de Universidade de São Paulo. É professora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É coordenadora do Grupo de Pesquisa em Processos de Criação. É autora dos livros Gesto inacabado: Processo de criação artística 5ª ed. (São Paulo, Intermeios, 2011), Crítica Genética: Uma (nova) introdução (São Paulo, Educ, 2000), Redes da Criação: Construção da obra de arte (Valinhos, Editora Horizonte, 2006), Arquivo de criação - Arte e curadoria e do CDRom Gesto Inacabado: Processo de criação artística (Lei de Incentivo a Cultura do Estado de São Paulo, 2000). Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, processos de criação, semiótica, crítica genética e artes.



Ángela Maria Morales Fernández

Ángela Morales possui doutorado em Música pela Universidad Autónoma de Madrid(2008) e Diploma de Estudios Avanzados pelo Departamento Inter-facultativo de Música.  Atualmente é titular en la Universidad Autónoma de Madrid. Tem experiência na área de Artes.  Tem título de Superior em Flauta Doce no Real Conservatorio Superior de Música de  Madrid. Tem formação em dança e em regência coral. Possue título de Diplomado en Profesorado de Educación General Básica. É autora de diversos livros, artigos e realiza cursos na área de música e educação. É consultora da ANECA (Agencia Nacional de Evaluación de la Calidad de la Acreditación) avaliando a oferta de cursos de formação em Artes em todo território Esapnhol. Tem colaborado com o Grupo de Pesquisa em Artes da Unicentro desde 2018. 



Raquel Pastor Prada

Doutora pela Universidade Complutense de Madrid (UCM), Faculdade de Educação. Bacharel em Belas Artes (UCM) e titulada em Dança Espanhola pela Real Escola de Arte Dramática e Dança de Madrid. Atualmente é professora da Faculdade de Formação de Professores da Universidade Autônoma de Madrid, vice-diretora e professora do Mestrado "Educação pela Dança: Ferramentas Interdisciplinares de Dança Educativa/Criativa em campos educativos, sociais e comunitários" (UAM) e colaboradora no Mestrado em Terapias Artísticas e Criativas do ISEP. Trabalhou no Conservatório Superior de Dança "María de Ávila" de Madrid, com especialização em Pedagogia da Dança, na Faculdade de Educação da Universidade Complutense de Madrid, Departamento de Expressão Corporal e Musical, e no Real Conservatório Superior de Música. de Madrid, Departamento de Pedagogia. Ministrou cursos de formação de professores para a Universidade Estadual Centro-Oeste UNICENTRO (Brasil), Universidade de Aveiro (Portugal), Universidade Internacional Menéndez Pelayo, Centros de Inovação e Formação Territorial Madrid-Capital e Madrid-Este, Associação Orff Espanha, ADEMUM (Associação de Escolas Municipais de Música e Dança da Comunidade de Madrid), bem como o CRIF "Las Acacias" da Comunidade de Madrid. Participou como colaboradora externa no consolidado Grupo de Pesquisa Aplicações da arte para a integração social: arte, terapia e educação para a inclusão (UCM). Tem colaborado com o grupo de pesquisa em Artes da Unicentro desde 2020.


Vincent Colapietro

Vincent Colapietro é Professor Emérito no Departamento de Filosofia da Pennsylvania State University e afiliado ao Centro de Humanidades da University of Rhode Island. Uma de suas principais áreas de pesquisa é o pragmatismo, com ênfase em Charles Peirce. Embora dedicado a desenvolver uma perspectiva semiótica enraizada na obra seminal de Peirce, Colapietro se baseia em vários outros autores e perspectivas (incluindo Bakhtin, Jakobson e Bourdieu, bem como movimentos como fenomenologia, hermenêutica e desconstrução). É autor de Peirce's Approach to the Self (1989), A Glossary of Semiotics (1993), Fateful Shapes of Human Freedom (2003) e Action, sociabilidad y drama: Un retrato pragmatista del animal humano (2020), bem como numerosos ensaios. Ele tem escrito sobre uma ampla gama de tópicos, desde música (especialmente jazz) e cinema até psicanálise e desconstrução, desde arte e literatura até ontologia e fenomenologia. Ele atuou como presidente da Charles S. Peirce Society, da Metaphysical Society of America e da Semiotic Society of America.


Comissão Organizadora

COORDENAÇÃO GERAL
Dra. Daiane Solange Stoeberl da Cunha (UNICENTRO/ DEART)
Dra. Desirée Paschoal de Melo (UNICENTRO/ DEART)

EQUIPE ORGANIZADORA 
Dra. Clediane Lourenço (UNICENTRO/ DEART)
Dra. Daiane Solange Stoeberl da Cunha (UNICENTRO/ DEART)
Dra. Desirée Paschoal de Melo (UNICENTRO/ DEART)
Me. Felipe Rodrigo Caldas (UNICENTRO/DEART)
Ma. Graziella Medeiros Guadagnini (UNICENTRO/ DEART)
Dra. Márcia Cristina Cebulski (UNICENTRO/DEART)
Dr. Marco Antônio Crispim Machado ( UNICENTRO/DEART)

COMISSÃO ARTÍSTICA E CIENTÍFICA 
Dr. Afonso Nilson Barbosa de Souza (UNICENTRO/DEART)
Dra. Clediane Lourenço (UNICENTRO/ DEART)
Dra. Daiane Solange Stoeberl da Cunha (UNICENTRO/ DEART)
Dra. Desirée Paschoal de Melo (UNICENTRO/ DEART)
Me. Felipe Rodrigo Caldas (UNICENTRO/DEART)
Ma. Graziella Medeiros Guadagnini (UNICENTRO/ DEART)
Dra. Márcia Cristina Cebulski (UNICENTRO/DEART)
Dra. Margarida Gandara Rauen - Margie (UNICENTRO/ DEART)
Dr. Marco Antônio Crispim Machado ( UNICENTRO/DEART)
Dr. Vinicius Stein ( UNICENTRO/DEART)

COORDENAÇÃO DE CREDENCIAMENTO
Dra. Márcia Cristina Cebulski (UNICENTRO/DEART)

COORDENAÇÃO DAS SESSÕES DE COMUNICAÇÃO e PÔSTERES
Dra. Clediane Lourenço (UNICENTRO/ DEART)
Dr. Marco Antônio Crispim Machado ( UNICENTRO/DEART)


COORDENAÇÃO DE OFICINAS

Dra. Daiane Solange Stoeberl da Cunha (UNICENTRO/ DEART)


COORDENAÇÃO DE CONFERÊNCIAS E RODAS DE CONVERSA
Dra. Daiane Solange Stoeberl da Cunha (UNICENTRO/ DEART)
Dra. Desirée Paschoal de Melo (UNICENTRO/ DEART)

COORDENAÇÃO DE EXPOSIÇÃO DE ARTES VISUAIS NA UNICENTRO
Dra. Desirée Paschoal de Melo (UNICENTRO/ DEART)

COORDENAÇÃO DAS APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS NA UNICENTRO
Me. Felipe Rodrigo Caldas (UNICENTRO/DEART)

COORDENAÇÃO DE MOSTRA ARTÍSTICA NA GALERIA VIRTUAL
Ma. Graziella Medeiros Guadagnini (UNICENTRO/ DEART)

COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIA

Ma. Graziella Medeiros Guadagnini (UNICENTRO/ DEART)
 
APOIO TÉCNICO E MONITORIA
Alex Apolo Perin Caetano de Azevedo (Acadêmico - UNICENTRO/DEART)
Ana Paula da Silva Spínola (Acadêmica - UNICENTRO/DEART)
Ana Luisa Vaz Nogueira (Acadêmica - UNICENTRO/DEART)
André Luis Marchesi (Acadêmico - UNICENTRO/ DEART)
Andressa Santos de Oliveira (Acadêmica - UNICENTRO/DEART)
Ariane Vailati da Luz (Acadêmica - UNICENTRO/DEART)
Bruna Luiza dos Santos Freitas (Acadêmica - UNICENTRO/DEART)
Carla Eduarda Beltrame dos Santos (Acadêmica - UNICENTRO/DEART)
Daniela Di Queiroz Freitas (Acadêmica - UNICENTRO/DEART)
Elisangela de Souza Cordeiro Zanedim ( Acadêmica - UNICENTRO/DEART)
Emilly Emanuelly Niema dos Santos (Acadêmica - UNICENTRO/DEART)
Flavia Eduarda de Andrade da Rosa (Acadêmica - UNICENTRO/DEART)
Gabriel Oliveira dos Santos (Acadêmico - UNICENTRO/DEART)
Gabriella Edmara de Faria Martins (Acadêmica - UNICENTRO/DEART)
Gabriele Valentine dos Santos (Acadêmica - UNICENTRO/DEART)
Isaac Oliver Sacks Machado Nunes (Acadêmico - UNICENTRO/DEART)
Jaine Rios (Acadêmica - UNICENTRO/ DEART)
Jordano Emílio Rodrigues Domingues (Acadêmico - UNICENTRO/DEART)
Kaio Vinicius de Souza (Acadêmico - UNICENTRO/DEART)
Leticia do Rosário dos Santos (Acadêmica - UNICENTRO/DEART)
Luciana Freitas Vieira (Acadêmica - UNICENTRO/DEART)
Luis Rodrigo do Pilar (Acadêmico - UNICENTRO/DEART)
Luiz Felipe Pacheco (Acadêmico - UNICENTRO/ DEART)
Lylian Carolyne Novak (Acadêmica - UNICENTRO/ DEART)
Maria Carolina Brandelise (Acadêmica - UNICENTRO/DEART)
Maria Cristina Kirach (Técnica Administrativa UNICENTRO/ DEART)
Maria Isabelle Borges Pereira (Acadêmica - UNICENTRO/DEART)
Matheus Ribeiro (Acadêmico - UNICENTRO/DEART)
Milenna Gomes Morais Garcia (Acadêmica - UNICENTRO/DEART)
Sarah Maria Taborda (Acadêmica - UNICENTRO/DEART)

Sue Caroline Ferreira (Estagiária - UNICENTRO/ DEART)
Suellen Paloma de Almeida Pereira (Acadêmica - UNICENTRO/DEART)
Valeria Pedroso dos Santos (Acadêmica - UNICENTRO/DEART)

IDENTIDADE VISUAL DO XIII SIMPÓSIO DE ARTE
Performer: André Marchesi
Pintura Corporal: Flávia Eduarda
Fotografia: Clediane Lourenço

Design Gráfico: Desirée Melo

Programação Extendida

PROGRAMAÇÃO PRÉ-EVENTO: download em PDF 


Programações e links

HORÁRIO OFICINAS: DOWNLOAD AQUI

PRÉ-EVENTO: Download do PDF

PROGRAMAÇÃO GERAL: Download do PDF









Normas para Inscrição

NORMAS GERAIS PARA INSCRIÇÃO E SUBMISSÃO DE TRABALHOS
XIII Simpósio de Arte oferece:
  • Uma única modalidade de inscrição: Ouvinte e/ou Apresentador.
  • Quatro categorias de inscrição: Comunidade Geral, Estudante de Pós-Graduação, Professor e Estudante de Graduação
  • Quatro modalidades para Submissão de Trabalhos: 
    •  Propostas para Oficinas nas Áreas de Música, Teatro, Dança, Artes Visuais e Artes Integradas (somente presencial),
    • Artigos para Comunicação nas Áreas de Música, Teatro, Dança, Artes Visuais e Artes Integradas (presencial ou online),
    • Resumos Expandidos para apresentação de Pôsteres nas Áreas de Música, Teatro, Dança, Artes Visuais e Artes Integradas (somente presencial) e ;
    • Propostas Artísticas para Exposição de Artes Visuais e/ou Apresentações Artísticas nas Áreas de Música, Teatro, Dança, Artes Visuais e Artes Integradas (presencial e/ou Galeria Virtual)
ATENÇÃO!! Os ítens Introdução, Métodos, Discusão e Conclusão podem ser substituídos ou nomeados à critério dos autores, respeitando a coerência textual e a metodologia da pesquisa adotada.
Todos os inscritos poderão:
  • Participar das Oficinas (somente presencial),  Sessão de Pôsteres (somente presencial),  Conferências, Rodas de Conversa, Sessões de Comunicação, Exposição de Artes Visuais e Apresentações Artísticas (presencial e/ou transmissão online
  • Submeter, no máximo, 10 propostas de trabalhos (podendo ser 2 Artigos para Comunicação, 2 Resumos Expandidos para apresentação de Pôsteres, 2 propostas de oficinas e 4 Propostas Artísticas para Exposição de Artes Visuais e/ou Apresentações Artísticas). Nos trabalhos coletivos, em qualquer modalidade, todos os autores devem estar inscritos no evento. 


NORMAS ESPECÍFICAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS
Acessar no menu lateral a modalidade pretendida (Propostas de Oficinas, Propostas Artísticas, Comunicações e Pôsteres).

Ensalamento Comunicações


ENSALAMENTO DAS COMUNICAÇÕES - ARTIGOS E RESUMOS EXPANDIDOS PARA O XIII SIMPÓSIO DE ARTE - UNICENTRO

Segue abaixo o link do PDF para a lista de ensalamento de Artigos e Resumos Expandidos para apresentação no XIII Simpósio de Arte - Unicentro



DOWNLOAD AQUI






TRABALHOS APROVADOS - ARTIGOS E RESUMOS EXPANDIDOS PARA O XIII SIMPÓSIO DE ARTE - UNICENTRO

Segue abaixo o PDF para a lista de aprovados de Artigos e Resumos Expandidos para apresentação no XIII Simpósio de Arte - Unicentro. 


DOWNLOAD AQUI



Obras Aprovadas

TRABALHOS ARTÍSITICOS APROVADOS PARA O XIII SIMPÓSIO DE ARTE - UNICENTRO

Segue abaixo o JPEG para a lista de aprovados dos trabalhos artísticos no XIII Simpósio de Arte - Unicentro.



Comunicações e Pôsteres

TRABALHOS APROVADOS DAS SUBMISSÕES DE ARTIGOS E RESUMOS EXPANDIDOS PARA O XIII SIMPÓSIO DE ARTE 


NORMAS DE SUBMISSÃO DE ARTIGOS E RESUMOS EXPANDIDOS PARA O XIII SIMPÓSIO DE ARTE - UNICENTRO

Estão abertas inscrições para submissão de Artigos e Resumos Expandidos para apresentação e publicação no XIII Simpósio de Arte - Unicentro. 


O Departamento de Arte da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Paraná (Unicentro) convida a comunidade para submeter propostas:

  • Para participar das Comunicações Orais nas Áreas de Música, Teatro, Dança, Artes Visuais e Artes Integradas (com possibilidade de ser presencial ou online via google meet), o participante deverá se inscrever com envio de texto em formato de Artigo Científico (de 10 a 22 páginas).
  • Para participar na Exposição de Pôsteres nas Áreas de Música, Teatro, Dança, Artes Visuais e Artes Integradas (somente presencial), o participante deverá se inscrever com envio de texto em formato de Resumo Expandido (de 3 a 6 páginas).
  • Nos trabalhos coletivos, todos os autores devem se inscrever  no site do evento. 


DATAS E HORÁRIOS  IMPORTANTES:
20 de agosto de 2023Data limite para Submissão de Trabalhos

30 de agosto de 2023: Divulgação dos Trabalhos Aceitos 

11 de setembro às 13h30:  Entrega e montagem* dos Pôsteres no espaço externo do Auditório Francisco Contini (Unicentro, Campus Santa Cruz)

12 de Setembro das 13h30 às 17h: Realização das Sessões de Comunicação (presencial e transmissão online)

15 de Setembro de 2023 às 17 horas:  Desmontagem* e  retirada dos Pôsteres

*Os autores são responsáveis pela entrega, montagem, desmontagem e retirada de seus Pôsteres conforme horário e local estipulados. Não serão aceitas montagem e desmontagem fora do prazo determinado.  



COMO SUBMETER TRABALHOS CIENTÍFICOS (ARTIGOS OU RESUMOS EXPANDIDOS)?

Para participar destas sessões, é necessário inscrever-se enviando artigo ou resumo expandido conforme normas para autores.

Deve-se utilizar os modelos para redação do texto. 

ATENÇÃO!!!!

Os itens: Introdução, Métodos, Discussão e Conclusão, presentes nos modelos, podem ser substituídos ou nomeados à critério dos autores, respeitando a coerência textual e a metodologia da pesquisa adotada.

O resumo expandido deve ter no mínimo 3 páginas e no máximo 6 páginas.

O artigo científico deve ter no mínimo 10 páginas e no máximo 22 páginas.

Após enviar o artigo ou resumo expandido através da plataforma de inscrição do XIII Simpósio de Arte, os textos serão enviados à Comissão Científica que realizará a avaliação e poderá: ser aceito, solicitar revisão ou não ser aceito.

O resultado da avaliação dos textos estará disponível na plataforma de envio de trabalhos no site do evento e  o autor deverá ficar atento ao Menu do participante no site do evento. Caso o texto seja enviado para revisão o autor terá 5 dias para devolver o texto corrigido, que passará por nova avaliação com possibilidade de ser aceito ou não aceito.

Após encerradas as avaliações de todos os artigos e resumos, a comissão organizadora disponibilizará no site do evento, a programação com os horários das sessões de Comunicação Oral e o local e horários para exposição dos pôsteres.

O conteúdo dos trabalhos (Artigos ou Resumos Expandidos) podem apresentar projeto de pesquisa em andamento, pesquisa concluída ou relato de experiência nas Áreas de Música, Teatro, Dança, Artes Visuais e Artes Integradas.


As normas para a confecção dos pôsteres:

O autor é responsável pela confecção do pôster de acordo com as normas.

As dimensões do pôster são: 0,90 m de largura por 1,20 m de altura.

O pôster deve ser simples e autoexplicativo e deve ser feito no material de escolha do autor e deve ter como ser afixado.

O conteúdo do Pôster deve ser de acordo com o resumo expandido aprovado pela Comissão Científica do Simpósio de Arte. O Pôster deve conter: título, autores, instituição, palavras chave, texto e imagens. O autor pode usar, de acordo com sua conveniência, cores, imagens, espaço, podendo incluir tabelas, gráficos e estruturas, e deve conter o cabeçalho do evento conforme modelo disponível aqui.

Os pôsteres poderão conter QRCode, sendo esta ferramenta opcional e não obrigatória.

Segue link para elaboração do QRCode: http://br.qr-code-generator.com/

 

As normas para Comunicações Orais

As sessões de Comunicações Orais serão realizadas de forma híbrida,  presencialmente e com transmissão online pelo Google Meet. Haverá 1 sala específica para apresentadores à distância, nas quais os apresentadores deverão fazer uso da câmera e do microfone ao apresentarem. O uso de recursos visuais e sonoros adicionais fica a critério de cada apresentador. Cada sessão de comunicação oral será composta por dois momentos:

a) apresentação do artigo utilizando no máximo 15 minutos de duração;

b) arguição com autores e coautores do artigo/resumo expandido com duração de 5 minutos.

*Não há norma padrão para produção de slides para a comunicação oral. Ficando a critério do(s) apresentor(es) a utilização de quaisquer recursos audiovisuais. O evento disponibilizará apenas DATASHOW. Caso necessite de caixa de som ou outro equipamento favor enviar e-mail solicitando com antecedência de 48h.

Propostas Artísticas

NORMAS DE SUBMISSÃO DE PROPOSTAS ARTÍSTICAS PARA O  XIII SIMPÓSIO DE ARTE - UNICENTRO
Estão abertas inscrições para submissão de propostas artísticas para a Mostra de Arte do XIII Simpósio de Arte - Unicentro. 


O Departamento de Arte da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Paraná (Unicentro) convida a comunidade para submeter propostas artísticas para a Mostra de Arte do XIII Simpósio de Arte.  A Mostra de Arte contemplará trabalhos de todas as modalidades (Artes Visuais, Música, Dança, Teatro ou Artes Integradas). Interessados deverão submeter sua proposta por meio do Google Forms, disponível online em <https://forms.gle/hjRj6L8DKfTcCJBg7>. 

DATAS E HORÁRIOS  IMPORTANTES:
20 de agosto de 2023: Data limite para Submissão de Trabalhos
30 de agosto de 2023: Divulgação dos Trabalhos Aceitos
08 de setembro de 2023: Divulgação da programação completa com dias e horários das Apresentações Artísticas  
11 de Setembro de 2023 das 8 às 10 horas: Entrega* das propostas de Artes Visuais no espaço do Jardim de Inverno (Unicentro, Santa Cruz).
11 de Setembro às 13h30: Orientações para Montagem* das propostas de Artes Visuais
11 de Setembro de 2023 às 21 horas: Abertura da Exposição de Artes Visuais
De 12 a 14 de Setembro a partir das 21 horas: Apresentação das Propostas de Música, Dança, Teatro e/ou Artes Integradas
15 de Setembro de 2023 às 17 horas:  Desmontagem* da Exposição de Artes Visuais e  retirada das Obras
*Os artistas são responsáveis pela entrega, montagem, desmontagem e retirada de suas propostas artísticas conforme horário e local estipulados. Não serão aceitas montagem e desmontagem de obras fora do prazo determinado.  

COMO SUBMETER PROPOSTAS ARTÍSTICAS
Fazer inscrição no site do evento (nos trabalhos coletivos, todos os autores devem estar inscritos no site do evento). 
Acessar o Google Forms, disponível online em <https://forms.gle/hjRj6L8DKfTcCJBg7>. 

Informar no formulário:
1.Nome completo para certificação;
2. CPF;
3. Minicurrículo para divulgação (O texto deve ter no máximo 100 palavras);
4. Contato Whatsapp;
5. Modalidade (se Artes Visuais, Música, Dança, Teatro ou Artes Integradas);
6. Sugestão de local para apresentação (no caso de propostas de artes sonoras, cênicas, performáticas ou integradas);
7. Sinopse (Descrição sucinta e objetiva da proposta artística. O texto deve ter no mínimo 100 e no máximo 300 palavras); 
8. Dados da obra (seguir exatamente a formatação indicada):
Título da Obra: 
Nome Artístico:
Endereço do Instagram:
Técnica:
Dimensão ou Duração:
Ano:
9. Inserir imagens e/sons da proposta artística (conteúdos em vídeo devem ser postados apenas nos formatos: AVI., MP4. e RMVB. conteúdos de imagem devem ser postados apenas nos formatos: JPEG ou PNG). 
10. Se a proposta artística for digital (animação, vídeo, som, etc.), anexar a imagem do QR Code onde a obra poderá ser visualizada durante a exposição. Caso desejar, indicar pelo QR Code outras informações que julgar relevantes para a exposição (como audios, relatos, processos, perfis no instagram, etc.)
11. Assinalar estar ciente de ser responsável pela entrega, montagem, desmontagem e retirada de suas propostas artísticas conforme horário e local estipulados. 
12. Sinalizar se, além das apresentações artísticas presenciais, deseja participar, com as imagens encaminhadas nesta submissão, da exposição permanente na Galeria Virtual do Departamento de Arte, disponível online em
13. Aceitar os termos de Cessão de Direitos de uso de imagem e voz e termo de cessão de direitos autorais e autorização para publicação em meio impresso e eletrônico; 


Valores

Em todas as Categorias de Inscrição  há 2 lotes com valores diferentes.


  • 1º lote - inscrições realizadas até dia 10/08/23
  • 2º lote - inscrições realizadas a partir de 11/08/23 até 06/09/23.


Categorias e Valores:
Categorias1º LOTE (até 10/08/23)2º LOTE (a partir de 11/08/23)
Comunidade em GeralR$ 70,00R$ 90,00
Estudantes de Pós-GraduaçãoR$ 70,00R$ 90,00
ProfessoresR$ 60,00R$ 80,00
Estudantes de Graduação/ Educação BásicaR$ 40,00R$ 60,00


Identidade Visual

Para esta edição do XIII Simpósio de Arte, especialmente em comemoração aos vinte anos do curso de arte, a identidade visual do evento foi criada a partir da integração entre as artes da pintura corporal de Flavia Eduarda @factuses, da performance de Andre Marchesi @imandre_marchesi, da fotografia de Clediane Lourenço @cledianel e do design gráfico de Desirée Melo @melo.desi.




Realização e Apoio

Departamento de Arte
    O Departamento de Arte pertence ao Setor de Humanas, Letras e Artes - SEHLA, da Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro. Este departamento oferece o Curso de Graduação em Arte Licenciatura na modalidade presencial. Desde 2003 este Departamento, localizado no campus Santa Cruz, em Guarapuava no Paraná, oferece a Comunidade acadêmica e em geral, a formação inicial e continuada para o ensino de Arte.
    O Corpo Docente do DEART, juntamente com alunos da graduação e egressos do Curso de Licenciatura em Arte, sob Chefia da professora Dra. Daiane Solange Stoeberl da Cunha, tem o prazer de convidar a todos os artistas, professores de arte e aqueles que, de alguma maneira, são afetados pela Arte, a participar da XIII Simpósio de Arte.


Grupo Pesquisa em Artes
    O grupo possui quatro linhas atuantes no meio acadêmico, Arte e Ensino, Processos Criativos, Educação, Cultura e Diversidade e Arte e Sociedade.

  • Arte e Ensino: Investigação de práticas educativas, pedagógicas e docentes, abrangendo a interdisciplinaridade no ensino da arte, conforme os recortes dos pesquisadores de artes cênicas (teatro, dança, performance e educação musical) e  as artes visuais.
  • Processos Criativos: Investigar as opções e/ou as buscas estéticas e/ou poéticas, as influências, as relações culturais e/ou históricas (inclusive a construção de gêneros e sexualidades), os processos de transmissão e/ou de recepção, contemplando as fronteiras das artes em suas diversas linguagens, conforme a delimitação de cada pesquisador(a).
  • Educação, Cultura e Diversidade: Desenvolver projetos pertinentes ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Unicentro. Pesquisar temáticas de cultura e diversidade relacionadas a processos criativos e ensino, abrangendo aspectos do currículo e/ou da formação de professores de Arte atuantes em instituições da educação básica e/ou superior. A linha também é praticada por docentes do Departamento de Arte (DEART) da UNICENTRO, em projetos de Pesquisa em Arte e de Iniciação Científica (PIBIC).
  • Arte e Sociedade: Pesquisar as artes a partir de correntes sociológicas de teoria e crítica

    O grupo de Pesquisa em Artes possui pesquisas na linha de Educação, Cultura e Diversidade do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UNICENTRO. Possui pesquisas de graduação no Programa de Iniciação Científica, com bolsistas PAIC/Fundação Araucária, PIBIC/CNPq e voluntários, com publicações e eventos tais como o Simpósio de Arte Educação, as Mostras do Curso de Artes, os Encontros Anuais de Iniciação Científica e a SIEPE (Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão), desde 2007. Ações no Programa Rede Arte na Escola através do Polo UNICENTRO. Há ações do PIBID-Arte até 2018. Há disseminação em associações nacionais (ANPED, ABRACE, ANPAP e ANPPOM, Fazendo Gênero) e internacionais (American Society for Theatre Research - ASTR, E.U.A.). Publicações de artigos, livros e capítulos de livros no Brasil e no exterior. Nucleação no Grupo de Estudos em Teatro e Educação, através da coordenação da Profª. Dra. Daiane Solange Stoeberl da Cunha.

Link para espelho do grupo na Plataforma: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/37158

Link para Canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCQo-m1p6hGGMqDwvoFWUQ6w



Fundação Araucária

    O Departamento de Arte da Universidade Estadual do Centro-Oeste submeteu a proposta ao EDITAL Nº 019/2022, pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, PROEC, da Universidade Estadual do Centro-oeste através do Programa Institucional de Apoio à Organização de Eventos de Extensão e de Difusão Acadêmica (EDITAL Nº 019/2022 – DIREX/PIAO/UNICENTRO, DE 25 DE NOVEMBRO DE 2022) em parceria e financiamento da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná, através do Termo de Convênio para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação nº012/2022, conforme a chamada pública nº13/2021.O projeto do XIII Simpósio de Arte foi contemplado com uma verba de investimento que será usada para cobrir parte dos gastos na organização do XIII Simpósio de Arte. O PDI tem por objetivo conceder apoio financeiro às Instituições Científicas e Tecnológicas e de Inovação (ICTs), todos com sede e CNPJ no Estado do Paraná, para participar e organizar eventos relacionados com ciência e tecnologia, nas diversas áreas de conhecimento, além de promover o fortalecimento da disseminação da produção científica no Estado.

Contato

Departamento de Arte - DEART
https://www3.unicentro.br/deart/
Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná
UNICENTRO - Campus Santa Cruz
Rua Padre Salvador, 875  Santa Cruz Cep: 85015-430
Guarapuava - PR


WhatsApp: +55 42 98860 7449
Instagram: @arte.unicentro

Oficinas aprovadas

DESCRIÇÃO DAS OFICINAS


  • A seguir estão as informações sobre as oficinas aprovadas pela comissão organizadora
  • As oficinas serão realizadas nos dias 13, 14 e 15 de setembro
  • São 19 oficinas diferentes!
  • 16 oficinas PRESENCIAIS
  •  3 oficinas ONLINE
  • Os inscritos no evento (com inscrições pagas) poderão escolher até 6 oficinas, uma por horário.
  • As temáticas das oficinas são bem variadas: artes visuais, dança, teatro, música e artes integradas

AS INSCRIÇÕES NAS OFICINAS SERÃO REALIZADAS NO SITE DO EVENTO, POR MEIO DA ESCOLHA DE ARTIVIDADES NO MENU DO PARTICIPANTE

AS VAGAS SÃO LIMITADAS, POR ISSO INFORMAMOS QUE AS ESCOLHAS DE OFICINAS SERÃO ABERTAS NO SITE NO DIA 21/08 AS 10H


Oficina: Práticas Criativas - Ouvir, Cantar, Criar


Proponente: Marisa Trench de Oliveira Fonterrada

Área: Música e Artes integradas

Descrição: A oficina abrange as linguagens artísticas da Música e Artes integradas, e será transmitida online, mas, a participação e certificação ocorrerá apenas no presencial.


Oficina: O ser das sensações


Proponente: Valéria Pedroso dos Santos

Área: Artes integradas

Descrição: "O ser de sensações" é uma oficina que consiste em uma proposta expressiva de processo criativo com base na condição da sinestesia, e é realizada coletivamente a fim da produção visual de uma pintura abstrata individual. Tal ação é fruto de duas pesquisas de Iniciações científicas realizadas entre 2020 e 2022 pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). O propósito deste processo criativo é experienciar os sentidos humanos e observar suas manifestações enquanto se aprecia e produz uma obra visual, a partir de músicas e movimentos corporais, vamos buscar a relação de sons, movimentos e cores, a fim de transpassar estes elementos no papel. A avaliação se baseia na participação do aluno, seu interesse e disponibilidade quanto a experimentação. Durante esta proposta o importante é que o participante esteja o mais confortável possível consigo mesmo e sua corporeidade para que a realização do processo de criação seja genuína e ocorra a interação entre os sentidos. Todos somos seres capazes de sentir e instigar sensações, e esta ação acaba sendo negligenciada devido aos padrões da sociedade que privilegiam o conhecimento inteligível e ignoram o conhecimento sensível. Nesta obra coletiva inicia-se um trabalho de resgate deste último conhecimento, um ensaio de autoconhecimento.


Oficina: Foucault, Corpo e Tela: Heterotopias na Dança


Proponente: Larissa Lorena 

Área: Dança

Descrição: A oficina consiste em um espaço de experimentações para investigar possibilidades de criação em dança com o celular a partir do conceito de Heterotopias de Ilusão (Michel Foucault).


Oficina: Composição cênica: palco e memória


Proponente: Marcio Ramos 

Área: Artes integradas

Descrição: Com o tema "Composição cênica: palco e memória", a proposta é analizar processos de ideações, estruturações e praticas cênicas, individuais e coletivas. Através experimentações corporais e textuais, a busca é acessar nossas diferentes formas lembrar e ativar essa memória criativa para os caminhos da cena.


Oficina: Preservando o Papel: acondicionamento de obras de arte



Proponente: Ana Luiza Bassani

Área: Artes visuais

Descrição: A oficina tem como objetivo capacitar os participantes com conhecimentos teóricos e práticos sobre o acondicionamento adequado de obras em papel, ensinando técnicas de manuseio, embalagem e armazenamento para garantir a preservação dessas valiosas produções culturais. O seu propósito é promover a conscientização sobre a importância do acondicionamento adequado de obras em papel. Durante a oficina, os participantes terão a oportunidade de aprender sobre as características do papel e os riscos que afetam essas obras. Serão apresentados materiais e ferramentas recomendados para o acondicionamento, assim como técnicas corretas de manuseio para evitar danos físicos. Esta oficina justifica-se porque o papel é um dos suportes mais comuns para a criação de obras de arte e documentos históricos. No entanto, devido à sua natureza frágil e sensível, às obras em papel estão suscetíveis a danos físicos, esmaecimento, deterioração e outros problemas. Por isso, é essencial que profissionais do setor cultural aprendam técnicas adequadas de acondicionamento para garantir sua preservação. A oficina visa contribuir para a preservação do patrimônio cultural e artístico em papel, reduzindo o risco de danos e deterioração dessas obras valiosas. Com essa proposta, buscamos capacitar os participantes, sejam eles profissionais do setor cultural, estudantes, colecionadores e entusiastas, com as habilidades necessárias para garantir a proteção e longevidade das obras em papel, preservando assim o seu valor artístico e cultural ao longo do tempo.


Oficina: Vibrar o mundo: meios de ocupar e se atravessar nos espaços através da dança e do teatro


Proponente: Bruna Caroline Cybulski

Área: Teatro

Descrição: A oficina "Vibrar o mundo: meios de ocupar e se atravessar nos espaços através da dança e do teatro", tem como proposta realizar exercícios de preparação do corpo do ator/bailarino voltados para experimentações e reflexões acerca do próprio corpo no mundo. Os estudos serão voltados para práticas artísticas, onde os alunos poderão experienciar os exercícios, e ainda, utilizar esta oficina como referencial para práticas pedagógicas, uma vez que todo processo de criação e referências teóricas empregados nesta oficina serão abordados ao longo da mesma. O objetivo desta proposta é abordar as problemáticas do Pós-Dramático (Lehmann, 2017) com relação a preparação do corpo do ator/bailarino. Através da proposta de exercícios de dança e teatro, que tem por objetivo experienciar o corpo com relação ao mundo. Sendo assim, a oficina acontecerá em dois momentos. Primeiro teremos a prática de exercícios voltados para a preparação do corpo do ator/bailarino e logo após, uma breve discussão acerca do que foi trabalhado.


Oficina: Introdução às técnicas de aquarela


Proponente: Aniely Cristina Mussoi

Área: Artes visuais

Descrição: A aquarela é uma técnica de pintura muito conhecida por sua versatilidade, isto é, por seu alto aproveitamento nos processos criativos em diferentes espaços (das escolas/estúdios ao ar livre) e em diferentes projetos (das ilustrações para cartões/livros à arte de galerias). Por sua praticidade, a aquarela também é um excelente meio de iniciação à pintura. Sendo assim, esta oficina tem o objetivo de introduzir os participantes às técnicas de aquarela a partir de uma reflexão sobre seus fundamentos, complementada por duas experimentações práticas. Na primeira parte da oficina, será realizada uma apresentação oral da técnica, dos materiais utilizados e dos fundamentos de pintura em aquarela (estudo de manchas, de teoria da cor e volumes), bem como da estratégia para a execução da pintura em camadas de tinta transparentes. Então, os participantes realizarão duas experimentações guiadas, sendo a primeira para a produção livre de manchas e cores, e a última para a aplicação das manchas estudadas em um projeto de tema específico, como trabalho final da oficina. Como conclusão, os trabalhos serão dispostos juntos e analisados coletivamente a partir dos recursos utilizados por cada participante para a sua interpretação pessoal do tema sugerido. 


Oficina: Pandeiro: samba, capoeira, chorinho e baião


Proponente: Flávia Eduarda de Andrade da Rosa

Área: Música

Descrição: Oficina de pandeiro, onde o objetivo principal seja o aprendizado de ritmos brasileiros em conjunto, como samba, capoeira, chorinho e baião. No primeiro momento levar o conhecimento básico de teoria da música de forma híbrida, logo após, ensinar os ritmos no pandeiro, e em conjunto com os oficineiros, fazer a prática. 


Oficina: Auto Maquiagem e Delineado Criativo


Proponente: Letícia Queirós Machado

Área: Outras

Descrição: Oficina criada para desenvolver e aprimorar técnicas cotidianas de maquiagem. Como ser maquiada as 7h da manhã sem parecer um palhaço. Além da maquiagem social, como podemos desenvolver linguagens artísticas usando a maquiagem como forma de expressão.


Oficina: Cartografias da Rua 


Proponente: Rafaela de Mattos

Área: Teatro

Descrição: A oficina Cartografias da Rua experiencia algumas reflexões que compõem a pesquisa de mestrado da mediadora. A noção de cartografia nasce da geografia e configura o estudo e desenvolvimento de mapas. Nas pesquisas e em processos criativos contemporâneos, a cartografia é tida como metodologia, oferecendo caminhos poéticos de ação. Nesse outro contexto, a cartografia ainda segue trabalhando com territórios, sejam eles territórios subjetivos, espaciais, afetivos, criativos, históricos, coletivos, sociais, ou outros. Na vivência que se apresenta, a cartografia tem como território a rua: espaço fronteiriço, poroso, transitório, expansivo, público. Diante disso, a oficina tem por objetivo promover uma série de encontros que se dividem em dois blocos: em um primeiro momento entre o indivíduo e o coletivo e entre o coletivo e o espaço interno onde a oficina começa. Parte-se de um trabalho de preparação do corpo-coletivo atuante por meio de ações que promovam a interação, percepção e conexão entre os indivíduos participantes e o espaço em que se encontram. Em um segundo momento, propõe-se o encontro entre o indivíduo e a rua e entre o coletivo e a rua. Aqui são realizadas ações mediadas a fim de aguçar a escuta e percepção do espaço externo, primeiro em caráter individual e em seguida em caráter coletivo. Por fim, o coletivo será cartógrafo desse espaço, intervindo e propondo relações com sua paisagem e seus fluxos. 


Oficina: "Pencil Vs. Camera": A união entre o desenho e a fotografia na obra de Ben Heine 


Proponente: Andressa Kloster

Área: Artes visuais

Descrição: A partir do conhecimento das obras do multiartista belga Ben Heine, especificamente o projeto de sua autoria, que une, de maneira hibrida, duas expressões artísticas – o desenho e a fotografia, a oficina terá um enfoque em como aplicar a técnica do artista no contexto da sala de aula, valorizando o contexto da paisagem escolar e como os estudantes podem interferir criativamente nessa paisagem por meio do desenho. Em seu projeto, Heine utiliza a fotografia para simbolizar a realidade e o desenho a imaginação.


Oficina: IN - CORPORE dança e pintura como processo criativo contemporâneo


     

Proponente: Gisele Kliemann e Valeria Mendes do Espírito Santo

Área: Artes integradas

Descrição: A oficina “IN - CORPORE dança e pintura como processo criativo contemporâneo”, aborda as relações entre pintura e improvisação em dança de forma integrada. Ambas as áreas de investigação são inspiradas na perspectiva contemporânea, buscando trazer o corpo como elemento mediador da sensibilização para a criação nas possibilidades da tinta e do corpo em movimento. A oficina integra as pesquisas das proponentes, desenvolvidas desde 2020, no âmbito da graduação e iniciação científica. O objetivo da oficina é estimular a sensibilização e explorar a capacidade de criação na relação da pintura e improvisação em dança. O trabalho é desenvolvido de forma prática, com experimentos individuais e coletivos e pretende explorar o potencial de movimento, criar a partir da improvisação em dança e ampliar o conceito de pintura por meio das relações entre a tinta e o corpo. Não é necessária experiência prévia nas respectivas áreas.


Oficina: Arte e Autoconhecimento na Escola


Proponente: Igor Lucena

Área: Artes visuais

Descrição: O autoconhecimento é uma das premissas da educação em qualquer nível. E a arte tem vantagem nisso por que lida com as subjetividades pessoais e coletivas. Dessa maneira, buscaremos conhecer um pouco mais de si, e das relações no mundo. Algo importante para melhor aproveitar os momentos e os fenômenos que surgem e se vão ao longo da vida. Dentro desta oficina entenderemos que o processo de significação dos fenômenos ao longo da vida é de suma importância para o desenvolvimento integral de qualquer indivíduo, e a arte é indispensável nesse processo. O intuito da oficina é realizar com os participantes um sutil aprofundamento sobre os significados que eles dão aos fenômenos em seus cotidianos. Para isso apresentaremos algumas obras de Yayoi Kusama, mas de uma maneira que sensibilize o nosso olhar sobre o mundo com o olhar da artista. Essa postura é chamada de "contaminação estésica" (FARIA; MARTINS; LOMBARDI, 2019). Pois assim sensibilizados com a forma de percepção da artista podemos explorar a nós mesmos. Na verdade, buscando noções e intenções geralmente ocultas sobre nossas próprias identidades e memórias. Esta oficina é parte de um ciclo de aulas realizado com estudantes do ensino médio. E que no Simpósio de Arte pretendemos mostrar e dialogar sobre as impressões pedagógicas, artísticas e filosóficas de uma estratégia de aulas para o autoconhecimento.


Oficina: Rock: som e forma em seu contexto histórico-prático


Proponente: Celso Soares Costa Segundo

Área: Música

Descrição: A oficina tem o objetivo de entrar no universo dos sons pela perspectiva da música popular, especificamente o Rock. Utilizando um contexto social-histórico-prático, serão trabalhados conceitos de música a partir do ritmo e leitura musical básica. Será feito um apanhado de como o gênero se delineou, seu impacto e quais são seus desdobramentos na cultura popular, além de sua aplicabilidade na prática musical. Por fim, os exercícios contemplarão de forma objetiva o aspecto prático para o contexto da educação básica.


Oficina: Lambe-Lambe: Papel, cola e cidade


Proponente: Cristhian Lucas

Área: Artes visuais

Descrição: O lambe lambe é uma técnica, usada principalmente para intervenções urbanas, que vem sido adotada por artistas da contemporaneidade para trabalhar diferentes temáticas e poéticas. A oficina propõe um breve debate teórico sobre a materialidade dessa mídia, sua origem e potencialidade para embasar uma experimentação com os participantes.


Oficina: "Arte expressão e sensibilidade na primeira infância" com Ateliê Cênico Musical



Proponente: Roberta do Amaral Forte e Giu Rocha

Área: Artes integradas

Descrição: O Ateliê Cênico Musical é norteado pela interdisciplinaridade artística, ou seja, pela religação dos saberes artísticos, a fim de proporcionar uma vivência global e integrada às crianças. Neste balaio criativo o objetivo sempre foi o de promover experiências que fossem ao encontro das linguagens do teatro e da música, por intermédio de práticas criativas que convoquem as sensorialidades, os movimentos expressivos do corpo, o desenvolvimento da escuta e das percepções motoras e imagéticas, assim como o desenvolvimento da comunicação, do autoconhecimento, do convívio social e compreensão do mundo. É dentro destes parâmetros que desde 2016 a companhia segue criando obras, vivências e oficinas presenciais e virtuais. E é a partir destas experiências, de muita pesquisa, e justamente pelo tanto aprendido, que surge o desejo de compartilhar esses saberes por meio da oficina “Arte, Expressão e Sensibilidade na Primeira Infância”. Do formato ao conteúdo, a oficina é cuidadosamente desenhada para contemplar temas do cotidiano da sala de aula, trazer poesia, possibilidades criativas e estéticas e encantamento aos encontros, a fim de fortalecer o processo de ensino-aprendizagem nas escolas e espaços culturais. Os participantes terão acesso a vídeos acerca dos conteúdos e textos complementares.


Oficina: Modelagem e Expressão de memórias


Proponente: Sarah Stravatti Robbi 

Área: Artes visuais

Descrição: A oficina tem como objetivo o aprendizado do manuseio do biscuit, ou porcelana fria, desde a sova da massa até a modelagem, secagem e finalização. Cada participante irá moldar um objeto de sua escolha a partir de uma memória afetiva e/ou a ampliação de repertório apresentada na oficina.


Oficina: RPG e Arte


Proponente: Weslley Kozlik Silva

Área: Artes integradas

Descrição: A oficina, baseada nas teorias de Vigotski e Elkonin, propõe um detalhamento do uso do instrumento Role Playing-Game (RPG) para diferentes linguagens artísticas. Diante dos princípios lançados por Elkonin (2009), encontramos no Role Playing Game (RPG), o jogo mais apropriado para lidar com as barreiras educacionais encontradas. Entende-se o RPG como um dos jogos mais complexos e mais propensos ao desenvolvimento da atividade criadora, assim como uma das formas de compreender o mecanismo da imaginação em Vigotski (2009). A oficina discute aspectos teóricos inicialmente, e se estende para uma prática dialógica. Expande-se como ferramenta educacional na formação crítica de alunos e professores, associando criatividade com a realidade material.


SOBRE OS PROPONENTES

Marisa Trench de Oliveira Fonterrada tem graduação em Música (Bacharelado) pela Universidade São Judas Tadeu (1977), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991), doutorado em Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e é Professora Livre-Docente em Técnicas de Musicalização pelo Instituto de Artes da UNESP. Atualmente é aposentada do Instituto de Artes da UNESP, trabalhando como voluntária no Programa de Pós-graduação em Música - Mestrado e Doutorado. Coordenadora da ETEC de Artes do Centro de Educação Tecnológica "Paula Souza", da Secretaria de Estado do Desenvolvimento de São Paulo, em 2008 e 2009. Coordenadora do G-pem, Grupo de Pesquisa em Educação Musical desde 1997. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: educação musical, música, canto coral, ecologia acústica e a disciplina Arte no ensino fundamental, médio e superior. 

Valéria Pedroso dos Santos é artista visual e estudante de Licenciatura em Arte pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) desde 2020. Durante seus dois primeiros anos na graduação participou do Programa de Iniciação Científica da instituição e pesquisou a condição da sinestesia, buscando relações com a arte e a educação sensível.

Larissa Lorena é residente técnica na Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - SETI /Curitiba. Mestre em Dança pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR - (PPGARTES). Estudante Integrante do grupo de pesquisa em Dança da UNESPAR. Especialista em Arte Cultura e Educação pelo Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR / 2019 -2020). Graduada no curso de licenciatura em Arte na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO-PR 2018). Foi bolsista do PIBID/ARTE (UNICENTRO-PR) entre 2015-2018. Atua como professora da rede privada (2019-2023) e, também, como professora substituta no Instituto Federal do Paraná (IFPR - campus União da Vitória -2021-2022) no componente curricular: Arte. Foi professora de Dança Contemporânea e Expressão Corporal no Centro de Educação Profissional em Danças Rômani, em Guarapuava-PR. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: Dança, Dança Contemporânea, Corpo, Corpo e Espaço.

Marcio Ramos é ator, dramaturgo, diretor e compositor, atua como arte-educador na rede estadual de ensino e integra o Coletivo de Arte Teatro das Catacumbas.

Ana Luiza Bassani é museóloga formada pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP/UNESPAR) com interesse pela área de Conservação e Restauro, atuando como autônoma especializada em Conservação e Restauro de Suportes em Papel. Designer gráfica formada pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) com foco na área de design editorial, diagramação de livros digitais e físicos e produção gráfica. Unindo o design e a museologia, estudando atualmente Design para Experiência do Usuário e Design de Interfaces (UX/UI Design) pela Escola Britânica de Artes Criativas e Tecnologia (EBAC) para entender a relação entre público e museu.

Bruna Caroline Cybulski é formada em Arte - licenciatura pela UNICENTRO. É atriz e artista visual e atualmente pesquisa sobre a preparação do corpo do ator/bailarino em um cenário Pós-dramático, tendo como principais referências Cassiano Quilici, Suely Rolnik, Antonin Artaud e Deleuze e Guattari. 

Aniely Cristina Mussoi é professora de cursos livres de Aquarela e História da Arte. Doutoranda em Artes (2021-) no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo. Mestra em Artes (2019) pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Graduada em Arte-Educação (2016) e Psicologia (2010) pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná. Estuda problemas interpretativos relacionados à arte conceitual e tendências conceitualistas, com ênfase teórica na Semiótica e na Estética de Charles S. Peirce.

Sarah Stravatti Robbi é estudante do segundo ano de artes, expos uma estátua de quatro quilos de biscuit chamada "Um fim" no centro de artes Iracema, feita na primeira edição da residência artística.

Flávia Eduarda de Andrade da Rosa é estudante de Arte pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, artista visual e musicista, pandeirista e percussionista.

Letícia Queirós Machado é formada em Arte - Licenciatura pela UNICENTRO e pelo Curso de Maquiagem Profissional pelo Instituto Embelleze. É acadêmica de Estética e Cosmética. 

Rafaela de Mattos é Licenciada em Artes Cênicas (UEM), Especialista em Diversidade, Cultura e Etnicidade (FAMEESP) e Mestranda em Artes Cênicas (UFU). Atua como atriz e pesquisadora e atualmente está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Rafaela tem como foco de investigação as seguintes temáticas: coletivos teatrais latino-americanos, teatro brasileiro, teatro de grupo, autoficção, memória e dramaturgia, artes cênicas no espaço urbano e teatro de rua. A artista reside em Curitiba-PR, mas é natural do interior do estado do Paraná. 

Andressa Kloster é Mestra em Artes pelo programa de Mestrado Profissional em Artes pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2018). Especialista em Composição e Arte Contemporânea pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO (2011). Graduada em Arte-Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO (2011). Também possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO (2007). Atua como docente desde 2008, com o componente Arte desde 2011, no ensino fundamental II e médio da rede pública e atualmente particular de ensino. 

Gisele Kliemann é pesquisadora, Docente da Licenciatura em Artes da Universidade Federal do Paraná. Atuação e investigação na área de Artes, Dança, incluindo temáticas voltadas à arte e educação, arte e dança contemporânea, improvisação, composição coreográfica, corpo e processos criativos. Bailarina. Doutora em Comunicação e Semiótica pela Puc/SP Mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná; Bacharel e Licenciada em Dança pela Puc/PR; membro do grupo de pesquisa GILDA (Grupo Interdisciplinar em Linguagem, Diferença e Subjetivação).

Valeria Mendes do Espírito Santo é artista, pesquisadora e graduanda em Licenciatura em Artes pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), professora na Escola Estadual Indígena Guavirá Poty, membro do grupo de pesquisa GILDA (Grupo Interdisciplinar em Linguagem, Diferença e Subjetivação) desde de 2020 -e voluntária na Iniciação Científica (PIBITI), sob a pesquisa "Improvisação como prática artística-pedagógica".

Igor Lucena é Licenciado e especialista em ensino de filosofia no ensino médio pela UFRN; licenciado em artes visuais pela UFRN; especialista em arteterapia pela FIP; professor de filosofia da rede estadual de educação do Rio Grande do Norte.

Celso Soares Costa Segundo é músico, professor e produtor de eventos. Graduado em Música - Licenciatura, Mestre na linha de Etnomusicologia na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e doutorando em Música. Atualmente integra o Grupo de Pesquisa em Etnomusicologia da UFPR - GRUPETNO, com interesses de pesquisa em Música Tradicional e Popular. Atuação em Projetos de Educação, Produção e Performance Musical.é músico, professor e produtor de eventos. Graduado em Música - Licenciatura, Mestre na linha de Etnomusicologia na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e doutorando em Música. Atualmente integra o Grupo de Pesquisa em Etnomusicologia da UFPR - GRUPETNO, com interesses de pesquisa em Música Tradicional e Popular. Atuação em Projetos de Educação, Produção e Performance Musical.

Cristhian Lucas é artista visual, arte educador, produtor e gestor cultural. Graduado no curso de licenciatura em Arte na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO-PR), especialista em Arte, Cultura e Educação pela Universidade Cesumar (UNICESUMAR). No âmbito das artes visuais tem uma produção mais centrada em colagem, fotografia e intervenções urbanas. Atualmente é Diretor do Departamento de Políticas Culturais da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura Municipal de Guarapuava e Coordenador do Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro. 

Roberta do Amaral Forte é educadora musical e musicista. Doutoranda em Educação Musical do Instituto de Artes da UNESP, sob orientação da Prof.ª Dr.ª Marisa Trench de Oliveira Fonterrada. Mestra em Educação Musical, também pela UNESP, e graduada em Licenciatura Plena em Música (FAAM - São Paulo). Participa do G-PEM - Grupo de Pesquisa em Educação Musical (UNESP), no qual realiza pesquisas a respeito de práticas criativas na educação musical, cultura e sociedade. É integrante da Orquestra do Corpo coordenada por Stenio Mendes e Fernando Barba (em memória), e desenvolvedora do projeto Ateliê Cênico Musical em parceria com atriz e arte-educadora Giu Rocha.

Giu Rocha é atriz, cantora e arte-educadora e atua profissionalmente há mais de 20 anos. É formada em educação infantil e graduada em teatro na PUC- SP no curso de Comunicação das Artes do Corpo com especialização em teatro. Cursou teatro no Centro de Pesquisa Teatral CPT do diretor Antunes Filho e no Senac técnico ator. Trabalhou com diversos grupos e diretores da cena teatral paulista como; Marco Antônio Brás, Pedro Granato, Beatriz Morelli, Francisco Medeiros, Paulo Celestino e José Rubens Siqueira. Além de ministrar oficinas de teatro para crianças e jovens na Oficina Oswald de Andrade em São Paulo, no projeto BiblioSESC (SESC Itaquera), na escola Estrelas Guia, na ATA Cultural (Atibaia) e no projeto Oficinas Culturais de Franco da Rocha. Desde de 2016 desenvolve uma pesquisa artística interdisciplinar voltada para a primeira infância com o projeto Ateliê Cênico Musical. 

Ateliê Cênico Musical – Música, teatro e expressão corporal na primeira infância

Do desejo das artistas e arte-educadoras Giu Rocha e Roberta Forte de unir seus conhecimentos e proporcionar às crianças uma experiência artística, que trouxesse a magia do faz de conta, do teatro e da música de forma livre e potente, nasce o Ateliê Cênico Musical. A proposta tem como pilar fundamental a religação dos saberes artísticos, por meio de práticas criativas que oportunizem vivências sensoriais e estéticas, de forma afetuosa e simples, a fim de promover uma experiência global e integrada. 

www.ateliecenicomusical.com.br

https://www.youtube.com/channel/UCEn07r3cCcy8TQG1-5tv6uA

Weslley Kozlik Silva é Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Especialista em Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade Guairacá. Graduação em Psicologia pela Faculdade Guairacá. Atualmente é docente no curso de Psicologia da Uniguairacá. Docente no Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Integrante do Grupo de Estudos em Tecnologia, Educação e Cultura - GETEC. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinar em Desenvolvimento Humano e Educação - GIEDH. Foi pesquisador do Laboratório de Psicologia Educacional - Lape.

Prazos de inscrições

Categoria Modalidade Prazo de inscrição Preço *
Comunidade em Geral (2º lote a partir de 11/08/23) Ouvinte e/ou Apresentador 14/09/2023 23:59:00 R$90,00
Estudante de Graduação (2º lote a partir de 11/08/23) Ouvinte e/ou Apresentador 14/09/2023 23:59:00 R$60,00
Estudante de Pós-Graduação (2º lote a partir de 11/08/23) Ouvinte e/ou Apresentador 11/09/2023 23:59:00 R$90,00
Professor (2º lote a partir de 11/08/23) Ouvinte e/ou Apresentador 11/09/2023 23:59:00 R$80,00

* O preço de inscrição pode variar com inscrição em atividades.